A importância do certificado SSL para sites em WordPress

Ter um certificado SSL é muito importante. Afinal, a certificação SSL começou a se fazer necessária em todo e qualquer site da web.

certificado-ssl-destaque
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Que ter um certificado SSL (Secure Socket Layer) é importante, disso ninguém mais pode duvidar. Afinal, depois de anos sendo considerado apenas como ferramenta de segurança para sites de comércio eletrônico e instituições bancárias, a certificação SSL começou a se fazer necessária em todo e qualquer site da web.

Por que o certificado SSL é tão importante para qualquer site?

Todo passado recente se faz distante na internet devido o dinamismo dos mecanismos da web. Relativamente a pouco tempo eram poucos os sites que contavam com criptografia em seu tráfego de dados.

Como parte gradativa da evolução da web, os algorítimos do Google interpretaram que ter um certificado SSL significava oferecer uma melhor experiência e maior segurança para os usuários do site. Sendo assim, os próprios algorítimos passaram a dar preferência no ranqueamento de sites com protocolo HTTPS.

Um pouco antes da evolução dos algorítimos do Google, em meados de 2014, um grupo de grandes empresas criaram a iniciativa Let’s Encrypt, com a missão a curto prazo de oferecer uma criptografia de qualidade, totalmente grátis. A intenção do Let’s Encrypt, a longo prazo, não é nenhum segredo. Todas as empresas envolvidas nesse projeto estão trabalhando por uma web completamente criptografada e para isso o protocolo HTTP deverá sumir do mapa o mais rápido possível.

Para completar os motivos de ter u certificado SSL, em agosto de 2016, o Google Chrome anunciou que a partir de janeiro de 2017, vai colocar um alerta de segurança juntamente com a URL de sites que não tiverem a certificação SSL.

alerta-de-seguranca-antes-depoisBenefícios de se ter um certificado SSL

Além do benefício lógico e básico de oferecer maior segurança aos usuários do site temos algumas vantagens que só quem tem SSL desfruta:

Segurança

Como já tinha dito, segurança em primeiro lugar, este é o primeiro e principal motivo da criação do HTTPS e da implementação do certificado SSL em todos os sites.

Opções aos clientes

Só pode oferecer diferenciais de pagamento aqueles sites que tem protocolo HTTPS. Caso contrário as bandeiras de cartões e empresas de pagamento web não aceitarão processar pagamentos em um site inseguro.

Diferencial

O que é um diferencial, futuramente não será mais. Mas, certamente quem implementar hoje seu certificado SSL, terá a vantagem sobre aquele que deixar para o mês que vem.

Busca Orgânica

Todo site que tem certificado SSL acaba sendo privilegiado nas buscas orgânicas, se sobressaindo a sites sem HTTPS

Não ser taxado de não confiável

Como já dito, a partir de janeiro de 2017 o Chrome vai colocar destacar todos os site que não tiverem protocolo HTTPS como não seguros. Hoje o Chrome já mostra, mas para isso deve-se clicar nos detalhes da URL:

certificado-ssl-url-insegura
Clique no ícone de arquivo que aparece na barra de endereços, em seguida clique em detalhes.
certificado-ssl-url-detalhe
No detalhe mostra claramente que a a página sem certificado SSL não é segura.

Conclusão

Atualmente não basta apenas ter um site, é preciso pensar na melhor experiência do usuário. Ter um certificado SSL é o principal passo para oferecer segurança para todos que navegam no seu domínio. Seja compartilhando informações financeiras, de login ou apenas dados cadastrais seu usuário merece total privacidade na navegação.

Buscadores, navegadores, grandes e pequenas empresas já perceberam que acompanhar a evolução da web não é apenas uma opção, é um ato de sobrevivência na internet. Portanto, se você ainda não tem o certificado SSL, implemente o mais rápido possível, isso significa vantagens para seu usuário e fortalecimento para sia marca na web.

Espero que o artigo tenha te ajudado. Por favor comente e compartilhe.