Você está lendo:

O fim da era do WordPress sem SSL

Sobre:
O fim da era do WordPress sem SSL

Após o Google declarar que está considerando o protocolo HTTPS para o ranqueamento em suas buscas, ficou imprescindível que todo e qualquer site tenha o certificado SSL. Ou seja, o tempo de WordPress sem SSL está acabando.

redacao
destaque-wordpress-sem-ssl

cadeado-wordpress-sem-sslSeja blog ou site, o tempo de WordPress sem SSL acabou, ter o protocolo HTTPS está se tornando obrigatório para oferecer segurança para o usuário e para melhorar o ranqueamento no Google.

O HTTPS é uma camada adicional de segurança utilizando o protocolo SSL, implementado a partir do protocolo HTTP. Com o SSL adicionado ao HTTP, os dados que trafegam pela conexão ficam criptografados. Utilizar HTTPS é a melhor maneira atualmente de proteger a comunicação entre cliente e servidor de potenciais invasores. Percebe-se que navegamos em uma conexão segura visualizando o pequeno cadeado na parte superior do navegador ao lado do endereço.

Dá para ter um site ou blog WordPress sem SSL?

Sim, sem problemas. Seu site ou blog pode continuar sem SSL, mas a pergunta é: Até quando?

A evolução dos algorítimos presentes nos motores de busca estão impulsionando a web em um todo para que o usuário tenha sempre a melhor experiência. Volta e meia, algumas dessas mudanças dão um baque no mercado e na forma de se fazer SEO, como o que aconteceu depois que o Google declarou que o ranqueamento também se basearia em performance ou quando disse o mesmo sobre responsividade.

A bola da vez é o SSL, esse certificado de segurança que faz seu site passar de HTTP para HTTPS já é critério de ranqueamento do Google, afinal esse protocolo de segurança serve para proteger as informações que o usuário de hackers. Hoje, este tipo de segurança não e mais uma exclusividade de instituições financeiras e e-commerce. O SSL é uma realidade e agora, além de ser a melhor maneira de garantir essa segurança e atrair mais consumidores, ele também pesa muito no ranqueamento nos buscadores e no SEO do seu site.

Como conseguir um certificado SSL?

Existem várias formas de conseguir um certificado, o que não tem como é deixar seu WordPress sem SSL. A maneira mais comum de conseguir é solicitando e comprando diretamente do seu provedor ou serviço de hospedagem. Porém, já existem muitas empresas que oferecem certificado inteiramente grátis ou por um período definido de tempo.

Qual é a diferença entre SSL compartilhado e o SSL privado

O SSL compartilhado é muito utilizado por quem deseja ter uma conexão segura mas que não seja vista pelo usuário. Isso acontece mais no caso das páginas de login de áreas de administração de um site. Já o certificado privado é emitido especialmente para seu domínio por uma autoridade confiável, como sites comerciais, lojas virtuais e principalmente instituições financeiras. O grande lance é que autoridades de sites institucionais passaram a usar o SSL, o Google entendendo que o HTTPS não é mais apenas para site que contém negociações colocou o protocolo na lista de relevância para melhor experiência dos usuários. Por isso atualmente é importante que todo e qualquer site seja em HTTPS, WordPress sem SSL? Nem pensar, todo mundo uma hora vai acabar tendo que usar o danado certificado SSL.

Se você gostou desse artigo sobre Segurança para WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este