Você está lendo:

Qual a solução mais prática para suporte e manutenção do WordPress?

Sobre:
Qual a solução mais prática para suporte e manutenção do WordPress?

Saiba sobre como realizar o processo de manutenção WordPress e conheça a melhor solução para você sustentar seu projeto.

Thaís Gomes
Audio

Se você chegou até aqui achando que vamos revelar qual é o último bot do momento para manutenção do WordPress, sentimos muito, mas está enganado.

A tecnologia é maravilhosa (sim!), mas por trás de toda solução tecnológica há seres humanos com sede de inovação para facilitar sua vida, reduzir processos e gerar lucros para seu negócio. 

Imagine o seguinte cenário: a empresa X está caminhando para liderar seu nicho de mercado. Para isso, ela conta com os melhores profissionais “em casa”, uma excelente plataforma web de gestão de conteúdo e tem um budget de investimento milionário para gerenciar.

O core do negócio é tocado pelo time interno de desenvolvedores, que se divide entre manter a roda girando e dar condições favoráveis para que ela gire sem nenhum impedimento. 

Chega uma hora que aparecem obstáculos no meio do caminho que desgastam a roda. O time, que está dividido entre as duas funções, não consegue conter os danos. Aí, meu amigo, é prejuízo na certa.

Então é hora de pensar em contratar um fornecedor especializado para se antecipar aos possíveis problemas.

Por que o WordPress?

Se o seu projeto digital ainda não é em WordPress, deveria ser.

Inicialmente a plataforma era direcionada apenas para blogs. Depois evoluiu para um CMS e hoje caminha para ser uma aplicação web. 

O WordPress se reinventa com o tempo, é ousado, inovador e visionário. Está sempre em busca de agregar novas tecnologias. Esse progresso beneficia todo o ecossistema, ganha respeito e admiração do público. 

É open source e permite a integração com outros serviços e plataformas.

O ambiente criado em torno do WordPress permite às empresas mais liberdade com os fornecedores, o que traz segurança e, principalmente, respeito ao cliente.

Resumindo: se o seu site ainda não é em WordPress, migre-o para WordPress o quanto antes.

Foque no que você é realmente bom: business

Agora que você já sabe porque o WordPress é o CMS de gestão que mais cresce no mundo, saiba por que investir em uma empresa especializada na plataforma. 

Você deve ser sábio para montar uma equipe completa para não deixar que pedras no caminho impeçam a roda de girar. 

Não descarte seu time interno de desenvolvimento. Ele é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. 

A palavra-chave, portanto, é “somar”. Contratando uma empresa especializada em WordPress para atuar em parceria com os seus desenvolvedores, o sucesso do projeto é garantido.

Dessa forma, você terá liberdade para focar no que importa, de fato: business. 

Como escolher os fornecedores certos?

Todo cliente precisa ser livre, ter opção de escolha e se sentir no comando.

Às empresas fornecedoras cabe o desafio de moldar o modelo de negócio que entregam, para atender diferentes projetos e possibilidades de investimento.

Serviços com o conceito de On Going funcionarão para uns e não para outros, por isso são necessárias estratégias bem fundamentadas.

Projetos que precisam evoluir constantemente requerem uma solução que os suportem com inovações e implementações. Nesse caso, soluções On Going são indicadas. 

Evoluções esporádicas também exigem outra visão. 

Perceber o mercado se especializando e oferecendo soluções para os diversos cenários em WordPress traz mais segurança para quem ainda não o adota, e conforto para quem já usa.

Opte por uma empresa especializada, que oferece uma gama de opções para te atender, qualquer que seja sua necessidade.

Serviços de manutenção para sites em WordPress

Antes de entender sobre manutenção de sites, primeiro entenda: todo site precisará de suporte um dia, embora muitas pessoas acreditem que um bom site é aquele que não há necessidade mudar nada, nunca. 

A real é que este tipo de site não existe, infelizmente. Todas as plataformas web necessitam vez ou outra de uma “mãozinha”. Estas mudanças graduais na estrutura do site são para acompanhar as mudanças evolutivas da nossa amada internet.

Atualizações automáticas nem sempre são suficientes para obter os melhores resultados para a performance, segurança e SEO. 

Ter um bom suporte para sites WordPress garante que a instalação se mantenha sempre funcional.

Investir em uma empresa especializada para a Manutenção do seu projeto em WordPress garante uma evolução contínua e necessária.

Você pegaria a estrada em um carro sem freio? Entraria em uma casa sem escoras no teto? A mesma coisa acontece com um site ou blog. Sem a devida manutenção, eles oferecem riscos de segurança para proprietários e usuários. 

É claro que quando você subiu o site da primeira vez, ele estava em completa ordem. Mas, a medida que você utiliza a plataforma, ocasionalmente problemas podem surgir.

Ao contrário de uma TV que apenas ligamos na tomada, conectamos uma antena e pronto, um site é um bem durável e demanda cuidado e atenção. Em algum momento você terá que fazer uma revisão, reforma, ampliação ou limpeza. Fato.

Manter o suporte e a manutenção de sites em WordPress garante o bom funcionamento do seu projeto por mais tempo. É por isso que a manutenção de sites é tão importante. 

A web evolui a cada dia e sua instalação deve acompanhar.

Como acompanhar os processos?

Embora você contrate um fornecedor de confiança, não abra mão de acompanhar cada etapa dos processos. Isso te dará segurança para fazer cobranças ao time, caso seja necessário. 

Realizar a manutenção de sites em WordPress depende de conhecimento profundo da plataforma em si, das possibilidades do desenvolvimento web e demais ferramentas que temos à nossa disposição.

A seguir, alguns tópicos a serem analisados.

De que é feito a boa manutenção WordPress?

Conjunto de ambientes

Para o melhor desenrolar do projeto, é preciso criar ambientes diferentes de forma que aumente a segurança e reduza drasticamente as chances de falhas. 

Como já dito anteriormente, os ambientes podem ser divididos em: localhost, homologação interna, homologação externa e produção. 

Seguindo estes processos e aplicando Git, Jenkins e trabalho em equipe, é possível alcançar um modelo DevOps, consagrando a infraestrutura, segurança e banco de dados (só não se esqueça de fazer backups periódicos).

Suporte técnico

Nem tudo dá para resolver “em casa”, por isso existe suporte técnico para WordPress especializado. 

A maioria das empresas ou profissionais liberais que trabalham com suporte de sites opta pelo modelo de banco de horas. 

A nossa recomendação, entretanto, é que você escolha uma empresa especializada em WordPress para que a durabilidade do projeto se mantenha por um longo período.

Evolução do projeto

A vantagem de contratar um serviço de suporte WordPress especializado é que ele nunca deixará seu site ficar obsoleto. 

O WordPress está em constante evolução sob o auxílio de desenvolvedores do mundo inteiro, o que dá a grande vantagem de desenvolvimento contínuo e novas possibilidades de UX para o seu site ou blog. 

Fica a dica: tenha um suporte que evolui junto com o CMS.

Atualizações

O core do WordPress recebe aproximadamente quatro atualizações anuais, além das atualizações dos plugins e novas opções de temas. 

Manter-se atualizado é importante para o seu negócio como um todo.

Backup

Todos os processos de suporte e manutenção de sites em WordPress devem começar com o backup, que é o seu checkpoint / seu save game / seu memory card

É por meio do backup que é possível localizar redundâncias nos arquivos, banco de dados, problemas no core, plugins, temas, imagens e muito mais. 

Caso as correções falhem, não tem problema, é só voltar com a cópia e corrigir de outra forma.

Segurança

Certamente esse é um dos pontos mais importantes a ser discutido.

O suporte e a manutenção de sites em WordPress deveriam ser preventivos, mas infelizmente, na maioria das vezes esse processo é realizado de forma corretiva

Manter seu site seguro é extremamente importante para que malware, SQL injection, CSRF, XSS, Backdoor e maliciosos não afetem seu projeto.

SSL

Existem diversos tipos de certificados digitais SSL no mercado, dos mais simples e gratuitos aos mais complexos. 

A verdade é que o SSL no WordPress é fundamental como em qualquer outro tipo de plataforma. Esta certificação de segurança chegou para ficar, tanto que grandes nomes do desenvolvimento web se juntaram para criar o Let’s Encrypt, uma iniciativa que busca a encriptação de todos os sites do mundo em busca de uma internet mais segura. 

E aí, seu suporte já te ofereceu essa segurança?

Hospedagem para WordPress

Hospedagem não é nenhum bicho de sete cabeças se você entender a lógica. Assim como você precisa guardar seus pertences em algum lugar seguro, seus dados também. 

Quanto mais dados, maior deve ser o espaço. A diferença é que dados que são procurados por cinco ou seis pessoas simultaneamente, podem ser deixados “em casa”.

Já os que são vistos por centenas de pessoas, expor em um museu é o mais indicado.

Por fim, os dados que interessam milhares de pessoas devem ser armazenados em um mega estádio de futebol. 

Quanto maior o número de gente buscando por eles, maior deve ser a infraestrutura para suportá-los sem que problemas aconteçam. 

Se a sua hospedagem WordPress não condiz com seus dados ou número de page views, é hora de pensar em uma migração de servidor.

Como manter o WordPress em ordem?

Voltando ao exemplo do carro, antes de pegar a estrada, você deve realizar alguns preparativos de segurança: revisão, alinhamento, balanceamento, calibragem dos pneus, reserva de hotel, etc… 

O mesmo acontece com a sustentação de sites em WordPress.

Para manter o WP da melhor forma possível é necessário planejar, alinhar ações, definir padrão, seguir processos… (A lista é grande!). 

A Apiki desenvolveu seu próprio processo de manutenção de sites com base em centenas de cases, dos mais diversos tipos de instalações WordPress. 

Manutenção WordPress com especialistas

A Apiki desenvolveu um modelo de Suporte e Manutenção de sites em WordPress, o WP Care, por saber que manter todas as questões técnicas de um site, mantê-lo seguro e em constante evolução exige um esforço que poderia ser dedicado ao core do seu negócio.

Tempo é dinheiro.

Este modelo não oscila porque não se baseia em estimativas e bancos de horas. Com o WP Care, o investimento é mensal e o cliente conta com diversos benefícios de suporte técnico, desenvolvimento, além de revisões, monitoramento de segurança, atualizações da plataforma, instalação de plugins e temas.

Conclusão

A solução mais prática para fazer o suporte e manutenção do seu site em WordPress, é contratar uma empresa especializada em WordPress.

A Apiki dispõe do WP Care para ser o suporte técnico do seu site.

Contrate o WP Care e foque no que realmente importa: business. Seu site em WordPress, deixe por conta da Apiki.

Se você gostou desse artigo sobre Segurança para WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este