Considere no mínimo três ambientes para desenvolver em WordPress

Levar em consideração o mínimo de três ambientes para desenvolver em WordPress ou em qualquer outra plataforma pode salvar horas de trabalho.

destaque-ambientes-para-desenvolver
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Levar em consideração o mínimo de três ambientes para desenvolver em WordPress ou em qualquer outra plataforma pode salvar horas de trabalho. Não é a primeira vez que digo isso e, provavelmente não será a última, ter processos para reger o desenvolvimento melhora e muito o rendimento e a qualidade do trabalho.

dev-ambientes-para-desenvolver

Os três ambientes para desenvolver em WP

Deixando claro que esta não é uma máxima, cada qual desenvolve da forma que bem entender ou que melhor se adaptar. O foco do desenvolvimento em três ambientes é uma referência para muitos da programação de websites porque serve para pequenos, médios e grandes projetos. Vamos aos três ambientes básicos de desenvolvimento.

Ambiente local

O primeiro ambiente é na própria máquina do desenvolvedor, O desenvolvedor deve antes criar um servidor local, uma simulação do que o site vai encarar futuramente. Assim, fica mais simples de testar tudo que está sendo feito em tempo real sem ter que subir, conectar e esperar carregar deixando ações que envolvem o servidor em uma segunda etapa ou segundo ambiente.

Ambiente de teste

É hora de subir o projeto para o servidor e, como o próprio nome do ambiente sugere, testar o projeto. Neste ambiente o site estará no servidor mas não estará disponível publicamente, ele estará ali simplesmente para que o desenvolvedor revalide seus códigos com base no sistema operacional de servidor e para que o cliente aprove ou modifique o projeto.

Ambiente de produção

Este é o ambiente final, seu projeto está pronto e já está no servidor funcionando a mil por hora, parabéns! Então por que este ainda é um ambiente para desenvolver?

web-ambientes-para-desenvolverSimples, por mais fera que você seja e por mais coerente que seu cliente possa ser, o ambiente de produção atinge o público final do site, é o usuário que vai definir se o site está realmente bom ou não. Para isso, é sempre bom ficar de olho em como está o tráfego e melhorar a experiência de quem navega em seu site periodicamente.

Conclusão

Fazer, validar e revalidar, é para isso que servem os ambientes para desenvolver em WordPress, seja um website, um plugin, tema, app, jogos ou o que você quiser. A propósito, existem outros ambientes que podem ser usados, como beta test, Test A/B, QA e muito mais, isso dependerá diretamente do tamanho do projeto ou da empresa dona do site.