Manutenção WordPress – updates, spam e banco de dados

Fazer a manutenção do WordPress não é uma tarefa fácil, mas é de suma importante. Um site mal conservado pode acabar lento e cheio de falhas.

destaque-manutencao-wordpress
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Fazer a manutenção WordPress não é uma tarefa fácil, mas é de suma importante. A maioria das plataformas da web, sem o devido cuidado podem tornar-se lentas, propensas a erros e não confiáveis. A partir de uma perspectiva de segurança, um site mal conservado pode acabar se transformando em um espaço de falhas. A falta de atualização e manutenção WordPress podem criar brechas de segurança permitindo que hackers usem o seu site para cometer fraudes, espalhar malware e lançar novos ataques.

detalhe-manutencao-wordpress

Arquivos e dados desnecessários afetam a performance. E deixar conteúdo indesejado e spam nos comentários pode causar muitas dores de cabeça, consumindo recursos valiosos e impactando diretamente nas estratégias de SEO da sua empresa.

manutencao-wordpress-toolkitA manutenção do WordPress é essencial para um site estável e saudável

Para que este artigo te sirva da melhor maneira é bom que você tenha acesso de administrador para o seu site WordPress. Não é incomum para alguns usuários do WordPress não ter acesso ao seu próprio ambiente de hospedagem, se esse não for o caso, recomendo que envie esse artigo ao seu desenvolvedor ou contrate uma empresa especialista em WordPress.

Nunca se esqueça do Backup

Mantenha os backups confiáveis e atualizados, principalmente antes de fazer qualquer alteração em seu WordPress. Melhor mesmo é fazer alterações em um ambiente de teste.

Backups são essenciais, eles literalmente salvam o dia (ou dias de trabalho), mesmo assim são quase sempre negligenciados. Configure backups automáticos, teste-os regularmente e, é recomendável também a realização de um backup  manual de vez em quando, afinal, vai que… Mas se você preferir passar essa tarefa para os plugins sugiro o BackWPup.

Modo de manutenção

Imagina você chegar a um imóvel pela primeira vez e, quando você vai bater na porta, descobre que não existe porta. Provavelmente você não voltaria mais a aquele imóvel, com sites são a mesma coisa. Para isso existe nativamente o modo manutenção do WordPress, mas há também alguns plugins úteis opções de aviso de manutenção, com visual  mais agradável.

modo-manutencao-wordpress

WordPress Updates

As atualizações de software são lançadas regularmente e precisam ser aplicadas para o seu site garantir que suas funções do site corretamente. No contexto do WordPress, estamos nos referindo ao core WordPress, temas e plugins. Uma vez que as atualizações são aplicadas, é sempre importante testar o site para garantir que tudo está funcionando conforme o esperado e que não houve quaisquer conflitos.

Spam comentário no WordPress

Você pode usar técnicas anti-spam (usando Akismet por exemplo, ou fechando comentários após um determinado número de dias). No entanto, o que você faria se um site já acumulou um grande volume de comentários spam? Felizmente, existem alguns plugins úteis que merecem um lugar em sua caixa de ferramentas para este tipo de situação.

manutencao-wordpress-websiteManutenção de banco de dados e Otimização

Todo bancos de dados precisa de manutenção, os cuidados mudam dependendo do tamanho do seu banco de dados e de quantas vezes as coisas mudam em seu ambiente de servidor. De qualquer forma, existem alguns plugins que podem ajudar a corrigir erros e certificar de que seu banco de dados será otimizado. Alguns oferecem mais recursos do que outros, alguns podem ser programados para serem executara tarefas regularmente.

Interfaces de banco de dados dentro de WordPress

Você provavelmente está familiarizado com o MySQL e ferramentas como o phpMyAdmin, mas também existem vários plugins que você pode instalar para dar acesso semelhante ao seu banco de dados. Estes plugins podem ser usados para executar operações como consultas de importação, de exportação, de reparação e de execução.

Conclusão

Existem várias outras áreas que a manutenção WordPress merece uma atenção mais técnica avançadas, mais isso é um papo para outro artigo, mais denso e muito mais técnico.