Você está lendo:

Como funciona o design responsivo na prática

Sobre:
Como funciona o design responsivo na prática

Já faz um tempinho que o entende o design responsivo na prática, esse artigo é para quem utiliza a plataforma e ainda tem algumas dúvidas.

Aminy Gusmão
destaque-design-responsivo-pratica

Já faz um tempinho que o entende o design responsivo na prática, esse artigo é para quem utiliza a plataforma e ainda tem algumas dúvidas. Pois bem, vamos falar sobre o que é design responsivo, para que serve um site responsivo, diferença de site responsivo e versão mobile, e por fim, alguns motivos para ter um site responsivo (caso você ainda não tenha).

O que é design responsivo na prática

Um site que você acessa pelo seu smartphone, que a tela pode até se ajustar ao dispositivo, mas você precisa usar o zoom para ler definitivamente não conta com design responsivo na prática.

mobile-design-responsivo-praticaDesign responsivo é o projeto que se adapta às diversas resoluções que cabem aos dispositivos móveis sem distorções, identificando automaticamente o tamanho de cada um, determinando o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de forma plena e ajustando imagens, fontes e demais elementos do site, dando proporcionalidade, harmonia e estética para as páginas, independente de qual tipo de dispositivo esteja acessando o site.

Qual a diferença entre site responsivo e versões mobile?

Desenvolver um site com design responsivo é criar ou personalizar um projeto que se adapta a qualquer tipo de tela, seja de desktop, tablet ou smartphone. Esta única estrutura de códigos que funciona em diferentes resoluções, sendo um projeto só. Atualmente não é incomum desenvolvedores especialmente em WordPress utilizando a técnica Mobile First, que foca o projeto do website na experiência mobile do usuário, projetando layout, botões e acessos primeiramente para dispositivos móvel e só depois fazendo a versão para desktop.

Já uma versão mobile é um segundo projeto separado, feito exclusivamente para ser aberto em determinados tipos de dispositivos.

Qual é a melhor solução, ter um site responsivo ou uma versões mobile?

Ter um site com design responsivo é sem dúvidas a melhor saída, por motivos que listaremos posteriormente. Porém, se você tem uma versão de site ou blog em WordPress que ainda não seja responsivo ou está com um novo projeto em andamento/planejamento, o recomendável é que busque por outras opções como a versão mobile ou plugins como o WPTouch que cria uma adaptação. Essas opções são amplamente possíveis e acessíveis por meio do WP, porém consideradas paliativas, o mais seguro é optar por elas apenas como solução provisória até que um novo layout contemple o design responsivo plenamente.

Lista de motivos para optar pelo design responsivo

  1. O constante crescimento dos acessos via mobile
  2. Estratégias de SEO
  3. Otimizar a experiência do usuário
  4. Ficar pronto para dispositivos futuros
  5. Redução da taxa de rejeição
  6. Melhorar as vendas
  7. Melhorar a taxa de conversão de leads
  8. Deixar a página mais rápida.
  9. Aumentar os compartilhamentos nas mídias sociais

Conclusão

Qual foi a última vez que você procurou por produtos, serviços, empresas ou novidades por meio de impressos, periódicos, catálogos ou listas telefônicas? Não digo que essas mídias vão desaparecer, mas o alcance delas foi reduzido consideravelmente desde que a resposta da pergunta que está na sua cabeça salta do seu bolso ou bolsa diretamente para sua mão, então por que não pensar em como seu site se comporta no celular primeiro? Basta olhar ao redor, dentro e fora de casa, analisar esse comportamento de mercado e utilizá-lo em favor do seu negócio não é mais um diferencial competitivo, é uma obrigatoriedade para quem quer permanecer no mercado.

design-responsivo-pratica

Exatamente nesse quesito que ter um site que funcione com design responsivo na prática é tão importante, ele engloba uma série de soluções tecnológicas da atualidade e também de tendências futuras.

O que você achou? Comente!

WP Care - O produto da Apiki de suporte e manutenção contínua de seu projeto em WordPress
Se você gostou desse artigo sobre WordPress Mobile, provavelmente vai gostar de: Mais posts como este