O conceito e aplicabilidade do Mobile First

Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis.

Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops. A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia.

O conceito de Mobile First foi elaborado por Luke Wroblewski em 20092010 no seu blog e no ano seguinte ele publicou através da A Book Apart o livro Mobile First que é uma leitura obrigatória para aqueles que queiram compreender a fundo a técnica e suas aplicabilidades.

Imagens que ilustram o conceito de Mobile First

Desktop First. Mobile Second
Desktop First. Mobile Second
Mobile First. Desktop second
Mobile First. Desktop second

Em projetos web de uma forma geral o foco precisa ser no usuário para que ele tenha a melhor experiência possível e cumpra sua missão no website e quando projetamos primeiramente para mobile somos forçados a sermos sucintos e fazer uso da melhor maneira dos poucos espaços disponíveis nas telas dos dispositivos móveis e auxiliar os usuários realizarem suas desejadas tarefas.

As imagens acima ilustram os cenários de Desktop First. Mobile Second e Mobile First. Desktop Second. No primeiro exemplo temos um clássico cenário de focus no desktop e aproveitamento de todos os espaços possíveis e na inserção do máximo de informação que couber na tela. No segundo um uso racional, focado e objetivo no que as pessoas procuram em websites do segmento demostrado.

A aplicabilidade do Mobile First

O crescimento móvel no Brasil é uma incrível realidade e os projetos web de uma forma geral precisam aplicar o conceito de Mobile First para explorar seu potencial e facilitar, além de uma melhor experiência para os usuários, o uso da segunda tela pelos usuários.

A segunda Tela (Second Screen)

Uma segunda Tela (ou Second Screen) é um termo que se refere a um dispositivo eletrônico adicional (como um smartphone ou tablet) que permite ao consumidor interagir com o conteúdo que está a consumir, como filmes, música ou jogos eletrônicos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_tela

Mobile First e a segunda tela

Quando os websites são projetados com o conceito de Mobile First a interação dos usuários com suas interfaces além de ser facilitada é agradável quando a atenção é dividida com outras telas como a TV. O conceito e real uso do Mobile First precisa ir além dos aplicativos.