Você está lendo:

WordPress SEO | Otimização de sites

Sobre:
WordPress SEO | Otimização de sites

Há quem diga que o Google ama o WordPress SEO e é uma pergunta que há muito tempo me faço: Google e WordPress SEO se paqueravam e hoje estão em lua de mel?

redacao

Há quem diga que o Google ama o WordPress SEO e é uma pergunta que há muito tempo me faço: Google e WordPress SEO se paqueravam e hoje estão em lua de mel? Risos!

É uma pergunta séria! Uma vez que, para a variedade de palavras-chave, um universo imenso de semântica, podemos perceber uma predominância bem óbvia de resultados de sites ou blogs baseados em WordPress. É possível otimizar WordPress SEO no Google?

  • WordPress, com modelo responsivo, funciona muito bem em dispositivos móveis;
  • A arquitetura do framework é bastante “lógica”;
  • O WordPress SEO permite que você trabalhe em parâmetros de SEO mesmo que não diretamente pelo core, mas também com plugins ou por meio de taxonomias;
  • WordPress SEO é poderoso: uma boa organização e utilização sensata dos plugins permitem que você obtenha bons resultados.

WordPress seo

Será mesmo que o Google ama WordPress SEO?

No entanto, tudo isso não é suficiente para argumentar que o Google ama o WordPress SEO: um motor de busca não discrimina uma “marca” e recompensa ou penaliza uma plataforma em detrimento de outra. É mais fácil dizer que o Google premia a qualidade das páginas, desde que cumpram os requisitos essenciais de um bom SEO:

  • Conteúdo é rei: produzir conteúdo de qualidade é regra fundamental para indexação e otimização de uma página ;
  • O <title> tag: depois do conteúdo, esse é o parâmetro mais importante em SEO para a página: o nosso maior foco;
  • O <description>: atenção redobrada para a descrição. Lembrando que esta frase é a que será lida nos buscadores, onde os nossos concorrentes disputam por uma posição melhor. Ninguém estará nos primeiros lugares com uma descrição ‘meio médio’! ( Para otimizar a descrição você deve usar um plugin e uma excelente opção é o WordPress SEO por Yoast);
  • URL amigável! Chega de URLs incompreensíveis, uma vez que podemos torná-las mais ‘atraentes’ com .htaccess e mod_rewrite;
  • Formatar o texto com h1, h2, ordem e correções ortográficas é muito importânte;
  • Linkar textos com textos relacionados a outros textos ou páginas para uma boa ligação interna;
  • Atributos <alt> e <title> com as palavras-chave nas imagens definidas para indexar e ranquear a página.

WordPress seo wins

Nada de novo? Isso mesmo, nada de novo! Mas refletindo também sobre a lista aqui em cima, podemos dizer que o WordPress SEO em seu ‘backoffice‘ fornece todas as características descritas e simplifica o máximo de SEO, tornando-o disponível a todos. O WordPress SEO é o suficiente para seguir o caminho lógico da inserção contida no ‘backoffice’ e a otimização de um site se torna muito natural. Logo, podemos concluir que sim, o WordPress é o crush do Google e todo mundo sabe! 

SEO: Mito ou verdade?

SEO – Search Engine Optimization ou Otimização de Sites é um conjunto de práticas e técnicas que visam melhorar o posicionamento de um determinado site em mecanismos de busca, como Yahoo, Bing e Google. Uma vez que essas técnicas, do ponto de vista do mecanismo de busca, são qualidades do site e de sua relevância na web.

Para alguns especialistas, SEO não existe e o que existe, na verdade, é um site muito bem feito, e com excelente conteúdo.

O que não deixa de ser verdade, porém, o que seria um site muito bem feito ou um conteúdo excelente? Ok! Nem todo mundo gosta realmente de conteúdo, além do mais, bom conteúdo é algo muito subjetivo: matéria de opinião ou artigos de inúmeras categorias. Podemos então afirmar, desde já, que esses mecanismos de busca gostam de algum tipo de “bom” conteúdo e que se você não tiver esse “tipo” de bom conteúdo não estará bem posicionado, ou pelo menos encontrará mais dificuldades para aparecer nas primeiras posições desses buscadores.

WordPress SEO _tecnicas

Depois de observar esses pontos, podemos afirmar que SEO existe sim, porque ele elimina sites do ranking e cabe a nós investigar a filosofia do SEO para entender o que deve ser feito para obtermos bons resultados ao invés de sermos eliminados dessas páginas. Em outras palavras, precisamos refletir para entender o que é SEO. Porque não é assim tão simples.

Entenda SEO mais a fundo

Muitos especialistas gostas de se referir a SEO usando o termo “encontrabilidade”. Nesse centário, encontrabilidade é tornar uma empresa localizável nos mecanismos de busca para palavras-chave relevantes ao seu negócio, mas SEO é muito mais que apenas deixar sua empresa “achável” no Google. Esse é talvez apenas o objetivo do SEO e não o que consiste exatamente o trabalho de SEO. Encontrabilidade é algo que a publicidade tem como objetivo comum, e focar em SEO é algo realmente fantástico, porque no Google as empresas são encontradas ao invés de procurar por seus clientes. Isso é fundamental para compreender a filosofia do SEO.

Descartamos as hipóteses de que SEO é só encontrabilidade ou que SEO não existe, mas ainda fica um pouco vago o que é SEO. Acredito que a melhor definição para SEO é, na verdade, um conceito: SEO consiste em pensar como um buscador e compreender quais critérios esse buscador usa para avaliar de fato um site/página e assim ranqueá-lo.

Agora que já sabemos que o Google ama o WordPress SEO e entendemos um pouco mais sobre como os buscadores funcionam, fica mais fácil pensar em conteúdo relevante e como construir um site encontrável nos motores de busca. Mãos a massa!

Se você gostou desse artigo sobre WordPress SEO, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este