Você está lendo:

7 plugins para melhorar a performance do WordPress

Sobre:
7 plugins para melhorar a performance do WordPress

Conheça 7 plugins WordPress para melhorar a performance do seu projeto bem como os três pilares da performance em WordPress.

Leandro Vieira
plugins para melhorar a performance do WordPress Conheça 7 plugins WordPress para melhorar a performance do seu projeto bem como os três pilares da performance em WordPres

Melhorar a performance do seu site é um objetivo a ser alcançado e para isso é preciso compreender melhor o assunto e evoluir a respeito. Sites que carregam mais rápido alcançam melhores resultados de conversão, melhoram a experiência do usuário e ficam melhores posicionamentos nos resultados dos mecanismos de busca.

No diretório de plugins oficial do WordPress há opções focadas em melhorar a performance do seu projeto, mas antes de instalar esse ou aquele é preciso fazer uma boa escolha e ter a ciência que plugins sozinho não resolverão tudo. É preciso alinhar um conjunto de escolhas, técnicas e implementações.

Os três pilares da performance em WordPress

Você precisa ter em mente três pilares essenciais para uma melhor performance em sites WordPress e por conseguinte adotar plugins, ou soluções diversas, mais adequadas para esses pilares. Os pilares da performance são:

  1. Servidor / Infraestrutura;
  2. Tecnologia / Desenvolvimento;
  3. Conteúdo / Integração.

Quando falamos de servidor e infraestrutura estamos nos referindo a uma solução adequada para a volumetria do seu site. Se você tem muito tráfego e muitos acessos simultâneos não adianta esperar muito de uma hospedagem compartilhada, ela é limitada para esses casos. Quanto mais tráfego e acessos simultâneo, maior é o desafio. Uma arquitetura de infraestrutura bem desenhada e alinhada a expectativa do projeto é o aconselhado ao contrário de qualquer plugin.

O formato de desenvolvimento do projeto em WordPress assim como a tecnologia adotada impactarão diretamente nos resultados de performance. Os desenvolvedores precisam levar o assunto em consideração para adotar práticas mais performáticas e fazer uso de formatos e técnicas que contribuem para um carregamento mais rápido. As sugestões mais simples são na concatenação de arquivos estáticos como CSS e JavaScript, imagens otimizadas e o uso da técnica de sprite, seletores de CSS e JavaScript otimizados para ganhos de performance no navegador de internet, uso de cache para os arquivos diversos e várias outras.

Os editores de conteúdo também são parte integrante do processo e contribuem para uma melhor performance quando fazem uso de imagens otimizadas para ilustrar suas postagens e não faz integrações demasiadas com soluções externas que carregam scripts e outras tranqueiras que comprometem o carregamento.

7 plugins para otimizar a performance em WordPress

Há plugins diversos para o assunto focados em soluções diversas de cache, otimização de imagens, integração com soluções externas e tratativas para arquivos estáticos.

W3 Total Cache

W3 Total Cache - Plugin para melhor Performance no WordPress

O w3 Total Cache é um dos plugins mais famosos e atualmente ativos em mais de um milhão de instalações WordPress. O plugin é focado em performance e utilizado para para aplicar caches no navegador de internet, páginas, objetos do WordPress, bando de dados, minificar arquivos estáticos e integração com CDN.

WP Super Cache

WP Super Cache - Plugin para melhor Performance no WordPress

O WP Super Cache é tão popular quanto o anteriormente citado, ativo em mais de um milhão de sites em WordPress. O recurso produz arquivos HTML estáticos das páginas geradas reduzindo o consumo do banco de dados e tem como um dos contribuidores ao seu código a Automattic.

W3 Total Cache ou W3 Super Cache

A dúvida é recorrente. Não há receita de bolo ou o melhor. A decisão será relativa as necessidades e o tipo de servidor, infraestrutura impacta em seu uso e configurações equivocadas provocam resultados contrários a otimização da performance.

P3 (Plugin Performance Profiler)

P3 - Plugin para analisar Performance no WordPress

O P3 é um plugin mais para gerar insights do que aumentar a performance de sites WordPress. Essa solução na verdade analisa o que está causando lentidão e gera relatório para melhoria da performance.

CloudFare

CloudFlare - Plugin para melhor Performance no WordPress

O plugin da CloudFare para o WordPress é um facilitador de integração a sua plataforma que auxilia o ganho de performance através dessa solução largamente utilizada mundialmente.

BJ Lazy Load

BJ Lazy Load - Plugin para melhor Performance no WordPress

O plugin BJ Lazy Load atua para aprimorar o carregamento das páginas e economizar o consumo de banda com sua técnica de substituir as imagens e conteúdos carregados através de iframe por um placeholder e substitui-los pelo conteúdo original a medida que a página vai sendo rolada.

Plugins para otimizar as imagens

Os dois plugins WordPress abaixo reduzem o tamanho do arquivo de uma imagem ser perder sua qualidade. Essas soluções conseguem ir além de programas como o Photoshop, e similares, mesmo você fazendo uso da opção de “Salvar para a web”. Os plugins são:

  1. TinyPNG for WordPress;
  2. WP Smush.

Você realmente precisa de plugin para performance em WordPress?

Não há uma receita de bolo. Cada cenário exigirá uma configuração diferente a depender da solução de hospedagem em uso bem como o formato como o desenvolvimento foi realizado. O grande desafio de performance para WordPress surge quando você alcança o sucesso que podemos traduzir em milhões de páginas vistas e centenas de acessos simultâneos.

Quando esse cenário acontece fica evidente e fácil encontrar os vilões da performance em WordPress que precisam ser combatidos.

Os plugins aqui citados ajudam, e muito, em cenários diversos e são boas escolhas para melhorar a performance do seu site em WordPress.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress Performance, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este