Você está lendo:

Aprenda a melhorar performance no WordPress

Sobre:
Aprenda a melhorar performance no WordPress

É bom você se convencer de que melhorar performance no WordPress é algo que merece a sua atenção, senão o vale sombrio da lentidão estará aguardando você.

Aminy Gusmão
Melhorar performance no wordpress

O WordPress é uma grande plataforma. Em tamanho, popularidade, funcionalidades, segurança e etc., mas ele pode pecar no que diz respeito a velocidade, podendo ser, em casos, um pouco lento. E como melhorar performance no WordPress?

Sem as devidas precauções, seu WordPress pode acabar indo pelo mesmo caminho de muitos outros sites: o vale sombrio da lentidão.

Me diz: quem em sã consciência quer seu site ou blog lentos? Eu não conheço ninguém que sonha em ter um site lento e você? Pois bem, pensando nisso, resolvi sinalizar alguns pontos importantes sobre performance do WordPress: qual a importância prática de ter um site rápido de alta performance e como conseguir esse pote de ouro da performance no final do arco-íris.

Melhorar performance no wordpress rainbow

Qual importância de melhorar performance no WordPress?

Quando uma pessoa acessa seu site pela primeira vez, você só tem alguns segundos para captar a atenção dela e convencê-la a permanecer no seu site ou blog.

Prepare-se para perder o sono a noite: mais que 2 segundos de demora de resposta da página pode reduzir muito a satisfação e interesse desse usuário pelo seu conteúdo, mesmo que ele seja infinitamente melhor que o conteúdo do seu concorrente.

Se seu site demora muito tempo para carregar, a maioria das pessoas saem dele e você as perde antes mesmo de ter a chance de conquistá-las.

Não é só isso, mas o Google agora inclui a velocidade do site em seu algoritmo de ranqueamento. Isso significa que os efeitos de velocidade afetam o SEO do seu site, logo, se o seu site é lento, você pode perder visitantes por impaciência, além de perder posicionamento nos motores de busca. Eita!

Vamos corrigir isso?

Como melhorar performance no WordPress?

Bom, existem algumas dicas do que você pode seguir para melhorar isso. Não direi que será fácil, porque o caminho do arco-íris é árduo, mas posso dizer com 100% de certeza: VALERÁ A PENA!

Escolha uma boa hospedagem

No início, um servidor compartilhado pode  parecer um bom negócio (page views ilimitados), mas com ele vem outro custo: a velocidade do site pode ser extremamente lenta e pode ocorrer com frequência tempos de inatividade durante os períodos de pico de tráfego no seu site.

Melhorar performance no wordpress teste pagespeed

Se você está pensando em publicar conteúdo popular e de grande interesse nos mecanismos de busca, você estará cometendo um erro enorme executando o seu site WordPress em hospedagem compartilhada.

O estresse de lidar com um site lento na contramão de ter um site com alta performance será o suficiente para fazer nascer os seus primeiros cabelos brancos: não seja uma vítima, invista em uma hospedagem adequada.

Comece escolhendo um tema sólido

Você pode se surpreender com isso, mas o tema Twenty Fifteen (também conhecido como tema padrão WordPress) é leve e bastante rápido.

Isso porque eles o mantiveram simples, comparado a estruturas inchadas com toneladas de recursos que você nunca vai usar, diminuindo muito a velocidade do site.

O que eu posso falar é que temas Premium costumam ser mais rápidos no carregamento e ultrapassam os temas básicos WordPress por serem, na maioria das vezes, muito mais fáceis de personalizar.

Existem temas incrivelmente sólidos que não vão ficar mais lentos com plugins ou edições personalizadas. Faça as mudanças certas a partir do tema e evite inchaços no seu site.

Utilize apenas imagens otimizadas

Existe um otimizador de imagem chamada Tinypng.com que irá reduzir drasticamente o tamanho do arquivo de uma imagem, e pasme, não reduzirá a qualidade da imagem.

Melhorar performance no WordPress TinyPNG

Mas se você acha que fazer isso para cada imagem pode ser algo que, além de uma dor, também é extremamente demorado, existe um plugin chamado WP-SmushIt, que irá fazer esse processo para todas as suas imagens automaticamente.

Faça testes de performance no seu site

É importante saber se seu site é rápido e como anda sua performance, para isso, existe uma ferramenta mágica no Google, o PageSpeed Insights. Use-a!

Mas por que devo usar o PageSpeed Insights?

Melhorar performance no wordpress running pagespeed

A velocidade de carregamento de um site é um fator importante para uma boa indexação no Google e o PageSpeed Insights é peça chave para alcançarmos esse objetivo e termos sites em WordPress cada vez mais rápidos. E aí, já se convenceu de que melhorar performance no WordPress é algo que merece a sua atenção? Melhor ter se convencido, senão você perderá acessos e você não quer isso, tenho certeza 😉

WP Care - O produto da Apiki de suporte e manutenção contínua de seu projeto em WordPress
Se você gostou desse artigo sobre WordPress Performance, provavelmente vai gostar de: Mais posts como este