Descubra as vulnerabilidades de segurança no WordPress

Assim como qualquer outra aplicação web, também há vulnerabilidades de segurança no WordPress e algumas falhas, mas a preocupação em reforçar a segurança do software, para garantir que a experiência do usuário seja cada vez melhor e mais segura, faz com que o WordPress se atualize com bastante frequência.

vulnerabilidade-seguranca-wordpress
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Assim como qualquer outra aplicação web, também há vulnerabilidades de segurança no WordPress e algumas falhas, mas a preocupação em reforçar a segurança do software, para garantir que a experiência do usuário seja cada vez melhor e mais segura, faz com que o WordPress atualize com bastante frequência.

Uma vez que o objetivo é atender todas as necessidades dos usuários da plataforma, segurança se faz indispensável e todas as atualizações do WordPress levam questões de segurança muito a sério.

Ataque de força bruta - vulnerabilidades de segurança no WordPress

Vulnerabilidades de segurança no WordPress: Quais as principais falhas encontradas?

É de conhecimento geral que o WordPress é um dos softwares mais seguros para desenvolvimento de qualquer tipo de projeto, seja ele site, blog ou e-commerce, e embora hajam falhas, muitas vezes, as brechas de segurança comumente encontradas são humanas e elas deixam os sites vulneráveis a ataques externos. Quais são as mais comuns?

  • Não executar a versão mais recente do WordPress;
  • Não executar atualizações de temas e plugins (Brechas típicas são baseadas na exploração de vulnerabilidades em plugins desatualizados);
  • Instalar plugins ou temas inseguros ou perigosos;
  • Manter o usuário admin;
  • Manter plugins e temas não utilizados;
  • Senhas fracas;
  • Deixar o site sem autenticação SSL.

Essas são brechas deixadas pelos administradores de um site, por isso é tão importante se certificar de cuidar das questões mais simples dentro do seu WordPress. Uma senha forte já faz bastante diferença e garante que seu site não sofra tão facilmente um ataque de força bruta.

Por quê devo atualizar meu WordPress?

Se uma vulnerabilidade é descoberta no WordPress e uma nova versão é lançada para resolver o problema, a informação necessária para explorar a falha já estará certamente em domínio público. Isto faz com que as versões antigas estejam mais propensas a sofrerem ataques, e é um dos principais motivos pra que você mantenha seu WordPress atualizado.

atualizacao-do-wordpress-plugins-templates - vulnerabilidades de segurança no WordPress

Bom, pense como se fosse sua casa. É essencial que um lar seja seguro, esteja limpo e bem cuidado. Com o WordPress não é diferente. Cada atualização traz melhorias e brechas de segurança que antes eram um problema, normalmente são resolvidas, erros que existiam e deixavam seu site vulnerável a ataques de hackers são consertados. Ou seja, atualizando para a versão mais atual do WordPress, e seguindo um pequeno roteiro do que fazer para se ver livre de vulnerabilidades de segurança no WordPress, você garante que seu site esteja seguro, limpo e bem cuidado.

WPScan e as vulnerabilidades do WordPress

O WPScan é um software de teste de caixa-preta (black box) para escanear possíveis vulnerabilidades em instalações WordPress e seus complementos (temas e plugins).

É uma ferramenta para verificar vulnerabilidades em sites desenvolvidos em WordPress e também automatizar a coleta de informações úteis. Após coletar estes dados, o WPscan aponta as vulnerabilidades baseada nas versões do WordPress e de seus Plugins.

wpscanupdate - vulnerabilidades de segurança no WordPress

Explore esta ferramenta e conheça todas as vulnerabilidades do seu WordPress. O WPScan possui diversos recursos que te ajudarão a identificar essas brechas de segurança, seja no seu site ou em outros sites ou blogs baseados em WordPress.

WPSCan Vulnerability database

No site WPScan Vulnerability Database você encontrará catalogadas as vulnerabilidades de Core, Plugins e Temas e suas respectivas versões, vale a pena dar uma conferida, para se assegurar que nenhuma dessas brechas existem no seu site.

WPScan- vulnerabilidades de segurança no WordPress

O catálogo é atualizado com muita frequência, o que lhe assegura tomar conhecimento rápido de alguma vulnerabilidade e a versão utilizada.

Dicas rápidas de segurança

Evite que seu site esteja inseguro, para isso é necessário que tome algumas atitudes para se certificar de que não haja vulnerabilidades de segurança no WordPress. Aqui vão algumas dicas:

  • Sempre executar a versão mais recente do WordPress;
  • Sempre executar as versões mais recentes de seus plugins e temas;
  • Seja criterioso(a) em sua seleção de plugins e temas;
  • Excluir o usuário admin;
  • Validação de dados;
  • Remover plugins e temas não utilizados;
  • Certificar-se de que cada usuário tem sua própria senha forte;
  • Ativar autenticação de dois fatores para todos os usuários;
  • Certifique-se de autenticar o SSL no seu site;
  • Gerar chaves secretas complexas para o seu arquivo wp-config.php;
  • Considere hospedagem com empresas que levem questões de segurança muito a sério;