Você precisa ir além do Design Responsivo em projetos WordPress

0
Design Responsivo

Algumas pessoas, ou empresas, conseguem enxergar além e aproveitam a dianteira para se destacarem, fazerem melhores negócios e se prepararem para o próximo grande passo.

Por outro lado, outras empresas, ou pessoas, iniciam uma corrida por que enxergam um tsunami vindo em sua direção, ou por que o viu passar e agora precisam se reerguer para alcançar aqueles que estão adiante.

Com a questão do Design Responsivo e Mobile First, para mim, é a mesma coisa. Ou seja, Design Responsivo já passou, e há muito muito tempo, e já temos o próximo passo definido e claro: Mobile First.

O Google entrevistou dezenas de executivos de marketing e agências sobre suas grandes prioridades e perspectivas para 2017. Isso resultou nas “5 questões que os profissionais de marketing devem se fazer em 2017”.

A última delas foi “Is my organization building for the mobile screen first?”. Considere a leitura e das outras quatro.

O que é Design Responsivo

Web Design Responsivo como um dos tipos de website para dispositivos móveisÉ um conceito de desenvolvimento em tornar a interface e experiência do usuário em projetos digitais a se moldarem aos variados tamanhos de tela dos dispositivos.

Com a implementação do Design Responsivo você mantém um único site, uma única gestão de conteúdo, um único URL e o mesmo HTML para todos os dispositivos: computadores, tablets, celulares, leitores de tela e qualquer outra coisa.

O CSS é utilizado para detectar o tamanho da tela e assim adaptar a experiência do usuário e renderizar o website no melhor formato para o dispositivo em questão.

O conceito já é commodity e todo desenvolvimento para a web, no mínimo, deve considerar sua implementação.

O que é Mobile First

Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops.

A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia. E não é por menos, os números sobre Mobile no Brasil são expressivos.

Os números sobre Mobile no Brasil

Temos um número de conexões mobile no Brasil maior do que a população. As vendas de desktop caem ano após ano. As de dispositivos móveis crescem mês após mês.

As perspectivas sobre mobile no Brasil são consistentes e precisam ser levadas em consideração.

Diversas atividades cotidianas são realizadas através do mobile, são mensagens trocadas, vídeos assistidos, games jogados, transações bancárias efetuadas, serviços de mapas consultados e diversas outras.

Qual a grande dificuldade em adotar o conceito

Mindset.

Eu percebi isso na prática e constatei através de horas de bate-papo, milhares de milhas percorridas, dezenas de xícaras de café tomadas e visitas enriquecedoras em mais de 130 agências digitas em todo o Brasil em 2016.

Foi uma experiência incrível e os diversos profissionais envolvidos em projetos digitais ainda tem dificuldades em pensar as soluções para os projetos tendo o mobile como foco primário e não o desktop.

A imagem abaixo ilustra bem a maneira correta de se pensar e aplicar o conceito de Mobile First.

O surgimento de novas tecnologias e recursos

Com todos caminhando para uma direção mobile é natural o surgimento de novas tecnologias para os projetos digitais.

Se falarmos do Google podemos considerar o AMP e o Progressive Web Apps. O primeiro é um recurso para carregarmos mobile extremamente mais rápidas do que atualmente.

Além do maior buscador da internet, várias plataformas também adotam o Accelerated Mobile Pages em seus mecanismos, dentre elas o Twitter, LinkedIn, Pinterest e várias outras

Se tratando do Facebook devemos considerar o Instant Article que segundo a rede social artigos compartilhados no Newsfeed com o formato implementado serão 10x mais rápido do que sites mobile padrão; conquistarão 20% mais leitura e terão uma taxa de abandono 70% inferior.

Conclusão

Estamos vivendo o momento, a hora é agora e precisamos considerar o Mobile First em tudo para facilitarmos a mudança. Mudar nunca é fácil, mas precisamos dar os primeiros passos.

Em fevereiro de 2017 lançamos o novo site da Apiki com o conceito de Mobile First. O próximo passo será este blog e todas as nossas próximas iniciativas.

Como estão suas iniciativas para esse novo cenário?