Os três tipos de website para dispositivos móveis

Web design Responsivo, Exibição dinâmica e URLs separados são os tipos de website para dispositivos móveis. Qual a preferência do Google?

Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

As perspectivas de mobile no Brasil são muito consideráveis e crescerá cada vez mais. Seu projeto web precisa considerar uma versão móvel e temos três tipos de website para dispositivos móveis e um deles é a recomendação do Google.

Os tipos de website para dispositivos móveis

O Web design Responsivo é um tipo de website para dispositivo móvel e a recomendação do Google. Há outras duas opções que exigem maior esforço para ser bem otimizado para os mecanismos de busca. Os tipos de website para dispositivos móveis são:

  1. Web design Responsivo;
  2. Exibição dinâmica;
  3. URLs separados.

Web design Responsivo

Web Design Responsivo como um dos tipos de website para dispositivos móveis

Me recordo das vendas separadas de serviço para “implementação de design responsivo em projetos WordPress”, após o anúncio do Google da sua preferência por esse formato e sua relevância para uma melhor otimização em sua SERP o formato se tornou commodity.

Com o Web Design Responsivo você mantém um único site, uma única gestão de conteúdo, um único URL, o mesmo HTML para todos os dispositivos: computadores, tablets, celulares, leitores de tela e qualquer outra coisa. O CSS é utilizado para detectar o tamanho da tela e assim adaptar a experiência do usuário e renderizar o website no melhor formato para o dispositivo em questão.

Exibição dinâmica

Exibição dinâmica como um dos tipos de website para dispositivos móveis

A Exibição dinâmica também é utilizada como um tipo de website para dispositivo móvel e nesse formato o servidor web é configurado para que a URL se mantenha mas o HTML e o CSS servido ao navegador de internet são diferentes baseado no tipo de dispositivo que está requisitando o conteúdo.

URLs separados

URLs separados como um dos tipos de website para dispositivos móveis

Website para dispositivos móveis também é muito utilizado através dos famosos “m.” onde temos um URL específico para o computador e outro URL dedicado aos dispositivos móveis. Embora o Web design Responsivo seja o padrão de design recomendado pelo Google seu mecanismo lida bem com URLs diferentes desde que acessível ao user agent do Googlebot e devidamente configurado.

As regras comuns para os diferentes tipos de website e os mecanismos de busca

  1. Foco no usuário e na melhor experiência possível. Os mecanismos de busca conseguem identificar websites para dispositivos móveis com baixa experiência de uso e rebaixa sua nota de relevância na SERP;
  2. Deixar claro para o mecanismo de busca que há uma versão móvel disponível. Os tipos Exibição dinâmica e URLs separados exigem configuração de servidor e devida configuração das URLs para os tipos de dispositivos;
  3. Manter os recursos estáticos acessíveis. Os bots dos mecanismos de busca estão cada vez mais avançados e renderizando arquivos JavaScript, CSS e imagens. Portanto, não bloqueie o rastreamento desse tipo de arquivo.

Qual o tipo de website para dispositivos móveis adotado pelo seu negócio digital?