Você está lendo:

Suporte de plugins para WordPress | Entenda a importância de mantê-los em ordem

Sobre:
Suporte de plugins para WordPress | Entenda a importância de mantê-los em ordem

Não adianta muita coisa atualizar o WordPress e esquecer dos plugins, que são parte essencial do seu projeto. O suporte de plugins para WordPress garante que brechas de segurança não sejam um problema.

redacao

Empregamos muitos esforços e batemos muito na tecla do ‘Mantenha seu WordPress sempre atualizado’, mas é importante prestar muita atenção no que diz respeito ao suporte e manutenção do seu site, atentando aqui para o suporte de plugins para WordPress. Não adianta muita coisa atualizar o WordPress e esquecer dos plugins, que são parte essencial do seu projeto, sem contar que ao deixar os plugins do seu WordPress desatualizados, você está abrindo várias janelas, brechas de segurança que deixam seu site completamente vulnerável e podem também comprometer a performance do seu site.

Muitos proprietários de sites em WordPress acreditam não haver necessidade de manter a instalação atualizada, desde que o site esteja funcional e tenha um design limpo e convidativo, pra eles está tudo bem. Mesmo que o apelo visual e o bom funcionamento do site sejam críticos. Isso é só um lado da moeda.

Continuar a desfrutar de novos e aprimorados recursos, manter a funcionalidade dos plugins e implementar o que há de mais recente em segurança, são, juntos, o outro lado dessa moeda e são as principais razões para manter o WordPress atualizado em sua versão mais recente, não importa o que aconteça.

Mantenha seus plugins sempre atualizados

Como eu disse mais acima: deixar plugin desatualizado é deixar brecha de segurança no seu site. Bom, um dica rápida que posso dar, que tenho certeza que vai te ajudar muito, é:

  • Se organize ou contrate um serviço de suporte que faça uma análise periódica dos plugins no seu site, esse tipo de prática de segurança é essencial para manter tudo em ordem. Versões novas, além de virem com novas funcionalidades, vem também com bugs ou problemas corrigidos, sem contar que são compatíveis com a versão atual do WordPress.

Garantir que os plugins continuem funcionando

À medida que os plugins são desenvolvidos, eles são projetados para funcionar com as últimas versões do WordPress. Quando uma instalação do WordPress está muito desatualizada, estes plugins podem parar de funcionar, pois se tornarão incompatíveis com a versão do WordPress que o usuário está executando atualmente. Manutenção WordPress para mantê-lo atualizado garantirá o correto funcionamento dos plugins conforme projetados pelos desenvolvedores e o funcionamento ideal de todos os aspectos do site. Claro, é possível haver alguns casos em que os plugins continuem a funcionar mesmo se o usuário deixar a instalação do WordPress bastante desatualizada (o que não aconselhamos, então é melhor você acreditar que pode ser o fim do mundo se seu WordPress ficar obsoleto). No entanto, caso algum problema venha a ocorrer em algum desses plugins, o usuário pode não ser capaz de receber o apoio dos desenvolvedores que podem já ter parado de oferecer suporte às instalações mais antigas.

O que ocorre se o WordPress não for mantido atualizado?

Acontece que será possível que seu site em WordPress seja hackeado, assim como em qualquer outra aplicação web, sendo reprogramado ou reconfigurado por terceiros sem autorização do proprietário. Isso acontece porque após a liberação do site, o WordPress e seus plugins não são devidamente atualizados (olha o fim do mundo aí).

O que é uma pena, porque as atualizações são disponibilizadas pelos desenvolvedores do WordPress, gratuitamente. E, além de oferecer novos recursos, trazem, sempre, também, correções dos códigos. Ou seja: a cada nova versão, são eliminadas as falhas de segurança identificadas nas anteriores, num processo contínuo.

3 motivos para fazer o suporte de plugins para WordPress

  • Funcionamento: com o tempo, algumas tecnologias se tornam obsoletas e precisam ser substituídas – o próprio WordPress muda seu código e funcionalidades trazendo melhorias e correções. Manter todos os plugins atualizados ajuda a manter seu site funcional.
  • Segurança: qualquer site está sujeito a invasões e a vírus, e uma das melhores maneiras de se prevenir contra isso é manter todos os plugins atualizados, evitando as famosas brechas de segurança que deixam seu site vulnerável a ataques de hackers.
  • Visibilidade: ainda sobre segurança, quando um site apresenta riscos ao usuário, o Google costuma penalizá-lo nas buscas, e alguns navegadores bloqueiam seu acesso (é preciso se atentar para isso). Pra fechar a conta, empresas de hospedagens mais sérias também costumam “expulsar” sites inseguros ou apenas deixá-los fora do ar, visto que se um site é infectado, todos os sites do mesmo servidor também correm esse risco. Atualizações de segurança são importantíssimas.

Conte-nos o que achou desse tema nos comentários 🙂 Abraços e até o próximo.

 

Se você gostou desse artigo sobre Segurança para WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este