Situações comuns que criam problemas de performance no WordPress

Problemas de performance no WordPress são causados, na maioria das vezes, por falta de cuidados periódicos. Sites WordPress precisam de atualizações, revisões de segurança e as devidas aplicações para manter ou melhorar sua performance.

problemas de performance no WordPress
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Costumo fazer uma analogia comparando site com carro e para falar sobre problemas de performance no WordPress acredito que a comparação caberá bem para essa situação. Encarar o seu site como um bem durável é sempre uma boa, te faz lembrar que ele precisa de alguns cuidados periódicos, caso contrário pode acabar ficando muito lento e obsoleto.

Problemas de performance no WordPress ou no carro

Na maioria das vezes, esse tipo de problema é consequência de falta de cuidados periódicos. Assim como um carro precisa de calibrar os pneus, trocar o óleo e fazer revisões, o seu site ou blog WordPress também precisa de atualizações, revisões de segurança e as devidas aplicações para manter ou melhorar sua performance.

Faça a vistoria dos problemas de performance do WordPress no PageSpeed

Os vilões da performance de sites em WordPress

Você deve começar pela análise do seu site para isso existem muitas ferramentas que auditam a performance de sites e blogs, a mais conhecida é o Google PageSpeed

Avalie o tempo de resposta do servidor

O tempo de resposta do servidor conta muito para a performance. O tempo de resposta do servidor mede quanto tempo ele leva para carregar o HTML necessário para começar a processar a página. Esse tempo não pode ultrapassar 200 ms.

Rebaixe o cabeçote, quero dizer, compacte o HTTP

Compactar o HTML faz com que a quantidade de tempo exigida para fazer o download dos recursos necessários para processar seu site seja menor, carregando a página mais rápido.

Deixe o site levinho otimizando as imagens

Otimizar imagens na internet significa deixá-las mais leves. Assim, economiza-se muitos bytes de dados, poupa o tempo para os usuários com conexões lentas e grana dos usuários com planos de dados limitados. A forma correta de formatar e compactar imagens melhora e muito a performance sem perder qualidade e para isso existem ótimas ferramentas de compactação.

Alivie o peso, reduza os recursos como HTML, CSS e JavaScript

Para que ficar carregando muita bagagem, elimine bytes desnecessários, como espaços extras, quebras de linha e recuos. A compactação desses recursos aceleram o download, a análise e o tempo de execução.

WordPress velho não serve para nada

Além de melhorar a segurança e o banco de dados, as versões mais atualizadas do WordPress possuem códigos otimizados para reduzir o consumo de recursos no seu site.

Se não serve mais, jogue fora

Analise os plugins e widgets em uso, se não utiliza muito o plugin ou aquele plugin que você utiliza consome muito do WP, considere desabilitá-lo.

super-problemas-performance-wordpressChame o super cache para te ajudar.

Considere também instalar o WP Super Cache ele é um plugin simples e fácil de gerenciar,

Voltando a analogia carro/site é bom lembrar que nem todo mundo é mecânico ou tem habilidade extrema com WordPress, por isso é recomendado muita cautela na hora de resolver problemas de performance no WordPress ou qualquer outro tipo de problema.

Não estou dizendo que você mesmo não possa ser o mecânico do seu WP, mas sugiro que tenha sempre muito cuidado, faça sempre backup para garantir que todas as funcionalidades do seu site se mantenham intactas e caso tenha dúvidas procure sites e fóruns confiáveis é bem possível que outras pessoas possam te ajudar.