Você está lendo:

Site com Design Responsivo Vs. App Nativo

Sobre:
Site com Design Responsivo Vs. App Nativo

Qual dos dois escolher? São iguais? O que é um e o que é outro?
Bom, para começar, são duas coisas diferentes, porém, complementares. Vale a pena saber mais

Aminy Gusmão
design responsivo app nativo

Qual dos dois escolher? São iguais? O que é um e o que é outro?
Bom, para começar, são duas coisas diferentes, porém, complementares e se o seu intuito é expandir sua presença digital e proporcionar uma melhor experiência para o seu usuário, o ideal mesmo é considerar o desenvolvimento de ambos. Tanto de um site com Design Responsivo quanto um App Nativo.

Por quê devo me importar tanto com isso?

Já passam de 76 milhões de brasileiros que possuem internet no seu smatphone! Esse é um número aproximado de brasileiros que acessam a internet por meio de smartphones, e esses dados são do final de 2015, então suponho que tenha aumentado muito. E com tanta gente navegando na web via aparelhos móveis, como fazer para que as páginas do seu site ou e-commerce funcionem perfeitamente, tanto nas telas pequenas de celulares quanto nas telas dos computadores tradicionais ou tablets?

A resposta para essa pergunta é bem simples: transformando seu site em um site co design responsivo ou criando um APP nativo! A modernidade exige de nós? Sim. Muito! Mas não se preocupe, porque vou explicar direitinho o que significa cada um desses termos e quais são os prós e os contras (apesar de só ter maravilhosidades) de cada uma dessas opções.

O que são sites com Design Responsivo?

Esse conceito não é tão novo assim, porém, não é tão antigo que necessariamente se faça presente em todos os sites já desenvolvidos até hoje, mas tem chamado bastante atenção nos últimos tempos com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, principalmente por conta dos tablets e celulares de tamanhos e resoluções cada vez mais variadas.

Ainda mais depois da atualização do Google onde, a partir dela, sites não responsivos passaram a perder posicionamento, creio que ter um site com design responsivo deixou de ser uma opção e passou a ser algo de extrema necessidade e ~Urgência~ afinal, quem quer perder seu lugar de destaque nos motores de busca?

Pensando nessa questão dos navegadores e várias resoluções, o design responsivo surge como uma evolução lógica do design de sites ou web design. Antigamente, grande parte da internet era acessada por resoluções e navegadores muito semelhantes. Há não muito tempo bastava fazer um site que funcionava em Internet Explorer com resolução máxima de 1024×768 pixels que tudo estava ~resolvido~ Claro que existiam outras características, mas a maioria estava nesse mesmo grupo – no máximo haviam os usuários de Mozilla Firefox.

Tantos tamanhos de tela e olha que ainda nem chegamos no quesito resolução, aí aumenta ainda mais esse leque de possibilidades.

Conceito de site com design responsivo

O termo responsivo se refere a sites que conseguem, usando o mesmo código, adaptar todo o seu funcionamento tanto para dispositivos móveis quanto para os tradicionais, ou seja, não existe mais a necessidade de fazer váááários sites para diferentes tipos de dispositivos. Vale a pena dizer, porém, que essa adaptação não diz respeito apenas ao design de uma página. Responsividade vai soooo faaaar além disso.

Além de encaixar corretamente seu grid em qualquer tamanho de tela, os sites responsivos também precisam otimizar seu peso, para que tanto quem o acessa de uma internet 3G quanto quem navega usando uma banda larga de 100MBs tenha uma boa experiência online.

Prós

  • É preciso desenvolver apenas um site;
  • Seu e-commerce usa só uma URL;
  • A otimização fica mais bem resolvida;
  • Fica mais barato redesenhar ou criar um site do zero;
  • Preferência do Google por sites responsivos.

Contras

  • Maiores gastos (financeiros e de tempo) com usabilidade;
  • Escassez de mão de obra técnica para produzir e dar manutenção.

O que é APP Nativo?

Os apps nativos são aplicações disponíveis em dispositivos móveis que podem ser acessados facilmente para download em lojas online como o Google Play ou App Store por exemplo.

Geralmente os diversos sistemas operacionais móveis que existem no mercado fazem uso de linguagens de programação distintas e isso faz com que um aplicativo tenha que ser refeito levando em consideração a linguagem utilizada, e nessa circunstância o app nativo é a melhor opção.

Isso porque o ele trás consigo uma série de vantagens, uma vez que possibilita um melhor aproveitamento dos recursos de hardware do seu dispositivo.

Por que utilizar um app nativo?

Dentre as principais vantagens que um app nativo apresenta, é possível citar:

  • Maior acessibilidade ao aplicativo mesmo estando offline;
  • Melhor experiência do usuário, uma vez que o aplicativo é mais rápido e se integra mais facilmente ao sistema;
  • Melhora o posicionamento da sua empresa em função dos uploads nas plataformas como o Play Store ou App Store, por exemplo;
  • Possibilita melhores estratégias mobile como notificações via push, m-cupom, dentre outros;
  • Apresenta uma tecnologia avançada de geolocalização.

Além disso, o app nativo apesar de funcionar offline, tem sua utilização potencializada quando atua conectado a internet. Ele permite a execução de funções simples como envio de notificações em tempo real para os usuários, assim como também possibilita a integração com mecanismos de networking entre os integrantes que fazem uso do app.

Agora você pode se questionar: Mas os aplicativos nativos apresentam um custo relativamente superior em relação ao desenvolvimento de sites responsivos. Qual vantagem eu teria nesse caso optando pelo uso dos aplicativos nativos?

Então apesar dos custos de desenvolvimento serem ligeiramente superiores, o app nativo possui um grande potencial para monetizar o seu negócio, tornando-o ainda mais lucrativo.

Além disso os aplicativos nativos conseguem fornecer informações mais precisas em comparação com os sites responsivos fazendo, dessa forma, com que a empresa consiga analisar o perfil dos seus usuários, possibilitando a criação de estratégias mais eficazes, visando, assim, o sucesso do seu negócio.

Como escolher entre um site responsivo e um app nativo?

Para escolher a solução mobile certa para a sua empresa é importante que você saiba qual o perfil do seu negócio e qual o objetivo da presença da empresa na internet.

Se você ainda não apresenta a necessidade de interagir de modo contínuo com os seus usuários, com certeza um site responsivo é a melhor opção, uma vez que ele é compatível com todos os navegadores e seu custo é mais em conta.

Entretanto, o site responsivo não permite interações, estratégias mobile, não funciona em modo offline e também não apresenta acesso aos apps nativos como GPS, câmera, etc.

Agora se o perfil da sua empresa é compatível e deseja uma interação maior com seus clientes, desde o ato de fazer pedidos, até mesmo a realizar compras diretamente pelo celular, então a melhor alternativa será a adoção de um app nativo.

Vale ressaltar que se a opção escolhida for o aplicativo, é importante que promova o redirecionamento do seu site ~responsivo~ para a página de download do app, para que dessa forma suas conversões sejam ainda mais elevadas.

Obs.: É importante considerar o site responsivo, mesmo que queira um App Nativo. Sites responsivos facilitam muito a sua vida na hora de criar um App nativo. Um, definitivamente, não exclui o outro e o ideal é que estejam alinhados para que os objetivos do seu negócio sejam alcançados com sucesso.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress Mobile, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este