As melhores ferramentas para análise de performance do WordPress

Ferramentas para analisar a performance do WordPress mostram em poucos segundos os principais gargalos que podem causar lentidão no seu site ou blog.

redacao
Audio

Existem várias formas de analisar a performance do WordPress, seja ele blog ou site. Plugins, softwares, sites e outros mecanismos mostram detalhadamente em poucos segundos os principais gargalos que podem causar lentidão na sua plataforma.

Como fazem para analisar a performance do WordPress

Normalmente estas ferramentas metrificam o rendimento gerando uma pontuação e mostrando de maneira bem didática (como um velocímetro mesmo) quais são os possíveis problemas do seu site ou blog WP.

As ferramentas e o que elas fazem

É importante lembrar que essas ferramentas analisam a página correspondente à URL que o usuário declara, mesmo que diversos elementos presentes na home, se façam presentes em outras páginas como painel, menu, contatos ou outras informações, as ferramentas fazem a análise somente daquela página. Este é um detalhe só para lembrar mesmo, normalmente as páginas refletem os mesmos problemas umas das outras, deve ser por isso que as ferramentas não se preocupam tanto em fazer a análise geral do site e sim da página de interesse do gestor.

Dentre várias ferramentas que analisam a performance do WordPress, consideramos as três mais utilizadas e suas diferentes atuações.

GTmetrix

Como todo bom software pago a GTmetrix é mais uma ferramenta de análise que, além de mostrar ao usuário quais são os problemas, também oferece recomendações práticas para otimizar a performance. A disponibilidade de recursos como: monitoramento de páginas com agendamento, alertas monitorados com notificação por e-mail, captura de vídeo que aponta gargalos de performance e a análise em dispositivos móveis para dizer como está a performance de seu site em Smartphone. Outro ponto interessante dessa ferramenta é a possibilidade de se fazer testes por múltiplas regiões, dá para saber como o site se comporta se for acessado da Índia, China, Acre ou São José do Mato Dentro.

Google Page Speed Insights

Esta certamente é a ferramenta de analisar a performance em WordPress mais conhecida e utilizada em todo o mundo. Por ser gratuita e ter elementos que oferecem um relatório completo para o usuário, a popularidade do PageSpeed se tornou praticamente imbatível. A ferramenta é intuitiva e vai direto ao ponto, fazendo a análise de sites e blogs, focando no comportamento do mesmo em desktops e mobiles. O Google criou um “primo” do PageSpeed, focado mais para quem é leigo em questões de programação, seu nome é Test My Site, da iniciativa Think With Google, mas parece que não emplacou.

WebPage Analyzer

Essa ferramenta testa a velocidade de seu site, calcula cada elemento individualmente e sugere como melhorar o tempo de carregamento da página baseado nas melhores práticas e técnicas para otimização de performance. Sim, ele faz a mesma coisa que todos os outros, a diferença é que muitos técnicos especializados em performance gostam dessa ferramenta por ela entregar o relatório em uma linguagem mais técnica e avançada, facilitando a vida de quem oferece suporte e/ou tem conhecimentos mais avançados em programação para websites.

Conclusão

norte-analisar-performance-wordpressAnalisar a performance do WordPress, site ou blog, é o primeiro passo para solucionar muitos dos problemas. Os relatórios gerados por esses tipos de ferramentas, dão um norte para fazer o suporte e a manutenção necessária para as devidas melhorias que sua plataforma merece.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress Performance, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este