Há várias formas de melhorar um site em WordPress, por estar em uma plataforma de código aberto (open source) ele pode ser mudado, implementado ou totalmente reinventado por meio da intervenção do desenvolvedor, quanto mais avançada for a especialização dentro da plataforma, maiores são as possibilidade.
O que deve ser feito primeiro para melhorar um site WordPress
Não há como melhorar nada sem objetivar, crie um objetivo com base em dados e tendências. Entenda seu público, mantenha seu site funcionando bem e nunca desista de estar em primeiro.
Existem diversas técnicas para melhorar um site WordPress em vários aspectos, falaremos aqui de alguns que são os principais de maneira geral, levando em consideração que as intenções de um dono ou dona de e-commerce não são as mesmas de um dono ou dona de um blog de moda. são exatamente essas técnicas essenciais que abordaremos aqui.
Para melhorar é preciso analisar
Se eu pudesse te dar um conselho seria: Use o Analytics e protetor solar. É claro que profissionalmente a primeira opção vem mais a calhar. O Google Analytics é uma ferramenta completa que apresenta número de visitantes, page views, conversões, tráfego, comportamento dos usuários e muito mais. Essa ferramenta é essencial para o bom desenvolvimento orientado de estratégias para melhorar alcance, conversões, interesse, engajamento. Enfim tudo o que você desejar dentro da realidade relatada por esse software.
Existem outras ferramentas similares que apresentam até mais recursos, como o Semrush e o Search Console (também do Google).
Não basta ser, tem que “aparecer” e ser
Levando em consideração que a maior parte das conversões de um site vem de buscas orgânicas, estar sempre ligado às novidades sobre o universo do SEO é uma vantagem competitiva que conta e muito atualmente. Não basta ter um monte de joinhas e coraçõezinhos nas redes sociais é preciso fazer seu público comprar seu produto, serviço, ideia ou solução.
É relativamente fácil melhorar um site WordPress nesta parte de SEO, a plataforma é altamente indexável pelos motores de busca e conta com diversos plugins como o Yoast SEO para ajudar a desenvolver os conteúdos da forma que os buscadores adoram. Além de ter milhares de temas e widgets que já vem prontos para encarar os ranqueamentos das buscas.
Observe que disse “relativamente fácil”, lembre-se de que O WP ajuda e muito na parte técnica, mas o SEO depende de três pilares: tecnologia, conteúdo e autoridade, esses dois fica por conta dos gestores de conteúdo e do marketing.
Não deixe seu site na mão e ele não deixará você na mão
Manter seu site, com todos seus plugins e aplicações atualizado é uma iniciativa ótima. Prevenir é melhor que remediar e manter a vigilância sobre o bom funcionamento do site influencia diretamente na performance do site, que influencia o SEO, que por sua vez influencia a experiência do usuário. Da mesma forma outras partes do site como responsividade e segurança também influenciam em todas as áreas até chegar ao visitante do site, está tudo interligado e tudo merece sua atenção.
Conclusão
Estude seus públicos, defina seus objetivos, escolha as melhores estratégias por meio dos dados obtidos, melhore a forma de atingir seu usuário e mantenha sempre seu site bem cuidado. Não me muito diferente de um esporte ou de um negócio físico, só precisa de muito cuidado e dedicação para chegar lá.