O WordPress 4.6 acabou de sair e traz novidades, correções e melhorias no editor que irão tornar a experiência de desenvolvedores e gestores de conteúdo ainda mais agradável.
Como já é feito em todas as versões, a comunidade de desenvolvimento analisa criteriosamente o feedback dado por usuários e desenvolvedores sobre problemas enfrentados na versão vigente, questões importantes UX que deveriam ser incorporadas, e recursos existentes que poderiam ser melhorados e, dentro do possível, trabalham para encaixar tais melhorias em versões futuras.
Cresci ouvindo que “tempo é dinheiro” e hoje, mais do que nunca, não podemos perder tempo com coisas corriqueiras que roubam nossa produtividade. Por isso, o WordPress se esforça em implementar, a cada versão, melhorias no editor que facilitam nossas vidas. Para a versão 4.6, contaremos com duas atualizações importantíssimas: Recuperação de conteúdo mais confiável e Destaque para links quebrados.
Melhorias no editor garantem uma recuperação de conteúdo mais confiável
Autosave é um recurso do WordPress, que salva automaticamente as alterações feitas em posts ou páginas e desde a versão 3.6, também aproveita o recurso de cache do navegador do usuário para que as alterações não se percam caso haja uma falha inesperada. Porém, atualmente, o processo de gravação raramente indica quando houve uma falha, podendo induzir o usuário ao erro.
Para a nova versão, o WordPress 4.6, essa informação está ainda mais clara. Um alerta é exibido no alto da página informando que uma cópia de segurança da última edição realizada no conteúdo do post está disponível, sugerindo que seja feita a restauração (Restaurar backup) antes de dar continuidade a edição para que não haja perda de dados.
Só quem já perdeu um post quase pronto, sabe o valor de uma cópia de segurança confiável :'(
Destaque para links quebrados
Além disso, outra atualização que promete ajudar bastante, principalmente para quem trabalha com gestão de conteúdo, é o destaque para links quebrados.
Quando um link for adicionado em um post ou página, WordPress irá verificar veracidade do link quando o Enter ou o “aplicar” forem pressionados. Caso a URL do link estiver quebrada ou for inexistente a mesma receberá um destaque na cor vermelha em vez do azul habitual.
Obs.: O destaque em vermelho exibe apenas na guia “visual“.
Somos apaixonados pelo WordPress e é sempre muito empolgante quando uma nova versão é liberada pois sabemos que estamos contribuindo para torná-lo ainda melhor.
Sabemos que não é possível projetarmos “boas experiências” pois elas sempre serão algo individual, pessoal e intransferível. Mas acreditamos que a comunidade WordPress tem deixado tudo preparado e propício para que essas boas experiências aconteçam e que você possa aproveitar o melhor delas.
E aí, preparado para usufruir todos os recursos que o WordPress 4.6 tem a oferecer?