Agosto tem WordPress 4.6, saiba o que vem por aí.

1

Em agosto de 2016 é provável que tenhamos a chegada do WordPress 4.6 e com ela boas novidades para seus usuários. Essa regularidade de lançamentos da plataforma garante sua evolução constante e adição de novas tecnologias para contribuir cada vez mais com seu marketshare.

Estatísticas de uso do WordPress

Antes do seu lançamento a comunidade cria expectativas com duas coisas: quem será o músico do Jazz homenageado? Quais as novas funcionalidades que virão para os usuários e desenvolvedores? Para essa última pergunta as respostas chegaram com a disponibilização do primeiro beta da versão 4.6 do WordPress.

O que esperar do WordPress 4.6

No WordPress 4.6 teremos três grandes melhorias para termos uma experiência de uso ainda mais incrível com a plataforma e dezenas de avanços técnicos que darão mais poder e flexibilidade aos desenvolvedores.

Shiny Updates

A gestão de plugins e temas ganharão um novo mecanismo que funcionará por trás das cenas para melhor a experiência de instalação, atualização e exclusão de plugins e temas no WordPress, tanto em instalações únicas quanto em multisite.

Fontes nativas na administração do WordPress 4.6

O painel administrativo do WordPress desde a sua versão 3.8 está mais responsiva do que nunca e a experiência de uso no desktop e mobile está cada vez mais próxima e confundível.

A versão 4.6 do WordPress substituirá a fonte Open Sans por uma nativa do sistema operacional em uso com o intuito de termos um carregamento mais rápido, principalmente quando estivermos offline, além de remover a dependência de terceiros e garantir uma experiência mais nativa aos usuários.

Melhorias no editor

Como uma plataforma de conteúdo reservar melhorias para o seu editor se faz necessário e o WordPress a cada versão tem se empenhado nesse sentido e a versão 4.6 trará um modo de recuperação de conteúdo mais confiável e uma detecção de URLs inexistentes quando utilizadas como links no conteúdo em questão.

Grandes poderes para os desenvolvedores

Desenvolver para o WordPress é incrível. A plataforma é extensível, amigável aos desenvolvedores e a cada nova versão novidades são destinadas exclusivamente para os desenvolvedores e evolução do core da plataforma. Com a versão 4.6 não poderia ser diferente.

As classes WP_Site_Query, WP_Network_Query e WP_Term_Query ganharam melhorias de performance e possibilidades de consultas mais poderosas. A classe WP_Post_Type também não foi esquecida.

Uma nova biblioteca PHP para requisições HTTP em paralelo será disponibilizada, finalmente. Bibliotecas JavaScript também foram atualizadas para suas versões mais recentes.

As APIs de Widgets, Meta Registration e REST ganharam melhorias e evoluções que valem a pena o estudo.

O WordPress 4.6 implementará o DNS Prefetching e isso permitirá que as páginas e recursos carreguem mais rápidos, uma vez que eles poderão ser requisitados em background tendo eliminados todo problema e demora de latência e resolução. Abaixo dois links úteis sobre o assunto que abrirá sua mente para possibilidades, talvez desconhecidas e que serão uma grande implementação na plataforma mais utilizada do planeta.

Está chegando?

O WordPress 4.6 está próximo. Previsto para Agosto de 2016, de imediato conhece e desfrute os novos recursos com o primeiro beta disponibilizado.

  • Rodrigo Vieira E. da Silva

    Parabéns Leandro por essa novidade que está por vim.
    Vamos aguardar ansiosos por tudo que vem por ai sobre o WP 4.6