Usar CDN é a opção mais lógica

Usar CDN não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, é uma solução rápida e acessível para melhorar a performance, SEO e a experiência do usuário em um site.

usar-cdn-destaque
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Usar uma CDN não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, é uma solução rápida e acessível para melhorar a performance, SEO e a experiência do usuário em um site. É exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo.

Nunca na história da humanidade se criou, divulgou ou foi acessado tanto conteúdo quanto hoje em dia. Basta abrir o navegador da internet ou a rede social favorita e ser soterrado por uma avalanche de conteúdo.

A pouquíssimo tempo, nem todos tinham acesso a internet. É claro que hoje muitos ainda não tem, mas temos que concordar que o número de pessoas online subiu exponencialmente.

O que a CDN tem a ver com isso? Bem, quanto mais pessoas buscando, enviando, baixando e acessando, mais a internet “pesa”. Digo pesar no sentido de latência, tráfego e demais problemas que afetam a performance do site no servidor, ou que o derrubam.

CDN (Content Delivery Network) significa rede de distribuição de conteúdo e é um dos recursos da tecnologia da informação que mais auxiliam os servidores mundiais. Atualmente você pode ter uma empresa em Porto Alegre/RS e hospedar seu site em Houston/TX. Contudo, devemos levar em consideração que, caso o trafego esteja espalhado por todo o mundo, o tempo de resposta às requisições será diferente em cada parte do globo.

exemplo_usar-cdn
Imagem da empresa KeyCDN

Fazendo uma analogia bem babaca, a mesma pizzaria demora mais a entregar no bairro mais longe. E se a cidade inteira estiver ligando e a pizzaria só puder fazer uma entrega por vez? Aí a coisa complica mais, principalmente quando o pedido é grande.

Seu site deve usar uma CDN?

Eu particularmente acredito que praticamente todos os sites que tem abrangência em todo o território nacional e/ou internacional devem usar. Pena que normalmente a maioria dos sites de grandes empresas brasileiras ainda não desfrutam dessa tecnologia, mesmo atuando em um país de dimensões continentais.

Caso o site dependa de aumento do número de acessos para alcançar novos públicos, o uso dessa tecnologia é imprescindível. Uma vez que um site usa uma CDN, ele já “mata dois coelhos” em questão de performance e SEO. Afinal, deixando o site mais rápido melhora a experiência do usuário e consequentemente o SEO.

A verdade é que mesmo que bem difundida e mostrando a que veio, nem todos os sites empresariais dedicam uma atenção à tecnologia. Hoje a CDN está mais acessível para pequenas e médias empresas. Sua funcionalidade da ferramenta é tão confiável que até a GoCache, empresa especializada, oferece trial de CDN.

Se é tão bom, por que a maioria não usa?

Esta é realmente uma boa pergunta. Para começar, a tecnologia de CDN é relativamente nova, muitas pessoas que já tem site há muito tempo não conhece ou não parou para saber mais. Outro fator pode ser a acessibilidade ou preço, afinal tudo que é bom não vem de graça.

A falta de conhecimento técnico especializado na área de infra para tomadores de decisão em várias empresas pode ser mais um dos fatores. Muitos empresários que precisam de um “up” nas vendas não veem na CDN uma possível solução.

Conclusão

Mesmo tendo um custo fixo, o investimento em um serviço de CDN é uma boa estratégia de crescimento para as empresas. No Brasil, este investimento fica ainda mais lógico, uma vez que os consumidores hoje estão nos dispositivos móveis e que os serviços de internet ainda deixam a desejar.

Espero que o texto tenha te ajudado. Não se esqueça de compartilhar com os amigos e curtir a Apiki nas redes sociais.

GoCache - CDN de última geração