SEO no WordPress = performance, segurança, conteúdo e otimização

Ter foco estratégico em SEO no WordPress é mais do que buscar estar na frente do seu concorrente, é oferecer o melhor para quem visita seu site.

redacao
destaque-seo-wordpress

SEO no WordPress não depende apenas de técnicas e artimanhas de gestores de projetos, na verdade o SEO é algo muito sério e importante para a divulgação de conteúdo e depende de muitas variáveis para alcançar se potencial máximo, como veremos nesse artigo.

SEO no WordPress, por onde devo começar?

seo-wordpressSó de ser SEO no WordPress já fica mais fácil, a plataforma é altamente indexável pelo Google e demais motores de busca, além de oferecer inúmeros temas (na sua maioria já responsivos) prontos para rodar e plugins especializados para facilitar a tarefa de deixar seu site ou blog sempre à frente.

Desenvolvimento

Para que o seu site ou blog WP seja bem indexado pelos buscadores é necessários que os robozinhos como o GoogleBots entendam o que seu conteúdo está oferecendo. Para isso é imprescindível que o código seja bem escrito, com uma boa marcação HTML, formatação de conteúdo, etc. Para evitar possíveis problemas.

Segurança

A segurança e principalmente a criptografia já são parte dos fatores de ranqueamento nos principais buscadores. Ter uma certificação SSL e (de preferência) todas as páginas do site ou blog contendo protocolo HTTPS já faz diferença no posicionamento e fará ainda mais em um futuro bem próximo.

Performance

De que adianta ter um site cheio de “balangandãs” se ele estiver lento? Pois bem, a performance do site também conta e muito para seu posicionamento dentro dos buscadores web. Monitorar e manter uma boa pontuação de Google PageSpeed garante mais do que uma boa experiência do usuário, garante parte do sucesso em SEO do seu projeto.

Otimização

É importantíssimo que um projeto como site ou blog seja encarado não como um produto ou uma simples mídia. Seu WordPress é um bem durável e como tal deve receber atenção periódica, como: Atualização do coreplugins e temas, novas implementações de segurança acompanhando os avanços tecnológicos, vistoria nas imagens e demais elementos do site que possam causar lentidão ou até mesmo erros fatais.

Conteúdo

Chegamos a parte mais interessante para gestores de conteúdo. Muito do que se diz sobre SEO por aí, trata apenas de o que, qual, como e quando colocar o conteúdo no site ou blog. Observando bem, de nada adianta mesmo ter um site seguro, rápido e otimizado se ele não está fazendo o que foi criado para fazer que é divulgar sua marca, conversar com seu cliente, criar um espaço de relação sendo a porta do seu negócios na web.

content-seo-wordpress

Não adianta correr se não tem certeza se o caminho é o certo. No caso de conteúdo é recomendável uma gestão postura de marketing, definindo objetivos, metas e propósitos. Com isso o caminho se torna mais fácil e iluminado.

Conclusão

Bem, no fim das contas é perceptível que todas as ações para melhorar o SEO no WordPress tem como base o comportamento dos consumidores e usuários do mundo inteiro, buscando sempre a melhoria da experiência do mesmo. Ter foco estratégico em SEO é mais do que buscar estar na frente do seu concorrente, é oferecer o melhor para quem visita seu site.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress SEO, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este