Você está lendo:

O CDN e sua importância para um site ou blog WordPress

Sobre:
O CDN e sua importância para um site ou blog WordPress

CDN significa Content Delivery Network e funciona como rede de servidores que fornecem conteúdo estático em cache de sites para os usuários.

Leandro Vieira
cdn-blog
Audio

CDN significa Content Delivery Network (Rede de Fornecimento de Conteúdo) e é mais uma ferramenta de performance que funciona como rede de servidores que fornecem conteúdo estático em cache de sites para os usuários.

Como funciona o CDN?

Para abrir o conteúdo do seu site ou blog, o usuário faz uma solicitação ao servidor onde está hospedado aquele endereço ou link (URL do browser), a solicitação chega ao servidor e volta a abertura do conteúdo no navegador do usuário.

Até aí tudo bem mas, o que fazer quando o servidor da sua hospedagem está localizado em outro país ou até mesmo outro continente? A resposta do servidor central certamente será mais lenta ou, caso os acessos aumentem consideravelmente, pode causar sobrecarga, fazendo seu site “cair”.

É aí que entra o trabalho do CDN, pois funciona como uma rede de servidores espalhados no mundo inteiro, armazenando o conteúdo estático (arquivos CSS, imagens, javascripts, entre outros) do site ou blog no cache de todos esses servidores.

Assim, todo usuário que visitar seu site, pedindo uma requisição ao servidor original, será redirecionado para o servidor mais próximo de sua localização por meio da tecnologia de CDN.

cdn-globeComo o CDN pode ajudar meu site ou blog?

Bem, ele tem diversas funções basicamente ligadas à performance de um site, dentre as vantagens de se usar essa ferramenta estão:

Melhora no posicionamento orgânico – Não é novidade que sites mais rápidos tendem a ter uma classificação melhor nos buscadores da web, Uma vez que a resposta ao seu usuário fica mais rápida, pelo conteúdo estático não precisar sair do servidor e rodar o mundo, a experiência melhora, assim como o ranqueamento do site.

Experiência do usuário – Qual foi a última vez que você aguardou alguns segundos um site abrir em seu smartphone sem perder a paciência? Atualmente os usuários querem respostas imediatas.

Velocidade – Nem precisa falar que esse é o foco principal da ferramenta, portanto é o que ela faz de melhor, aumentar a velocidade do seu site ou blog.

Balanciar – Uma outra vantagem do CDN que não é percebida pela maioria é que, com uma boa configuração de armazenamento, em um bom CDN, o conteúdo estático acaba por ser distribuído para vários servidores ao invés de concentrar todo o tráfego no servidor principal. Uma ótima tática para quem não quer sobrecarregar o servidor, evitando quedas desnecessárias.

Melhorar a experiência do usuário significa taxas diferentes no seu Google Analytics, melhorando a quantidade de páginas visitadas por usuário e reduzindo drasticamente a taxa de rejeição.

cdn-destaque

Conclusão

Utilizar o CDN não te exime de ter uma hospedagem web, a necessidade de ter uma hospedagem continua, o CDN funciona mais como uma estratégia logística de distribuição de conteúdo através do cache.

Seu usuário não precisa mais esperar seu conteúdo vir do outro lado do mundo, pois o que interessa sempre estará em um cache perto dele.

Espero que você tenha gostado do artigo. Compartilhe e curta a Apiki nas redes sociais.

GoCache - CDN de última geração

Se você gostou desse artigo sobre Infra para WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este