Você está lendo:

O que é low text to HTML ratio? Como ele influencia o SEO?

Sobre:
O que é low text to HTML ratio? Como ele influencia o SEO?

Muitas páginas com o HTML ratio alto é um sinal de alerta para o SEO e para a forma que o seu conteúdo está sendo exposto para seu usuário.

redacao
Destaque HTML ratio

Na forma mais direta e popular possível, a indicação de low text to HTML ratio é ruim para o SEO, nada como um erro grave, está mais para um alerta. A expressão quer dizer que a página tem pouco conteúdo e muito código, como o próprio especialista em SEO Felipe Bazon da SEO Marketing comenta a solução “Basicamente o que você tem que fazer é incluir mais conteúdo nas páginas indicadas. Existem algumas linhas de experts que sugerem que um bom texto-html ratio esteja entre 8% e 22%”.

Ferramentas que indicam low text to HTML ratio

Para descobrir se a sua página ou postagem apresenta uma quantidade reduzida de conteúdo mediante ao código ou HTML ratio, é preciso utilizar ferramentas como o SEMRush ou sites que oferecem esse suporte.

Como avaliar a postagem sem a ferramenta

O WordPress oferece dois tipos de demonstração que está sendo gerada no editor de conteúdo, o modelo visual que mostra a produção de conteúdo como ela será postada e o modelo texto, que mostra o conteúdo em HTML.

A sugestão para para descobrir se há muito conteúdo HTML em relação ao texto é clicar na opção “texto” no canto superior direito, copiar o conteúdo completo  e separar o que é código e o que texto. Depois de separados, é avaliar se a quantidade de código está entre 8 e 22 por cento. Caso seja inferior a essa faixa, você precisará de mais código. Caso seja superior, precisará de mais texto/conteúdo.

Por que isso acontece?

As buscas na internet evoluem gradativamente acompanhando os algorítimos do Google, Bing, Yahoo e outros. Hoje existem centenas de fatores que influenciam no posicionamento do site ou blog nos motores de busca, tornando as estratégias de SEO cada dia mais complexas. Um dos pontos a ser considerado é a quantidade de código HTML em relação ao conteúdo.

Causadores do excesso de HTML.

Códigos X HTML ratioTudo que possa estar ligado a geração de código na página ou na postagem pode gerar esse tipo de problema, seja excesso de imagens no post, exageros de links, muitos palavras em negrito (strong) ou itálico (em). Enfim, tudo o que possa criar um excesso visual e/ou de recursos na postagem.

Conclusão

Como dito lá no início, caso você tenha muitas páginas com o HTML ratio alto, é um sinal de alerta para o SEO e para a forma que o seu conteúdo está sendo exposto para seu usuário. Afinal, um bom conteúdo para seu público não deve ser carregado de referências em links, imagens ou tags e sim em basear-se na solução de um problema entregando exatamente o que foi buscado na página.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress SEO, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este