Você está lendo:

Acelere seu site com monitoramento da performance no WordPress

Sobre:
Acelere seu site com monitoramento da performance no WordPress

A velocidade de uma página é ponto crucial para a experiência do usuário em seu site e é importante fazer o monitoramento da performance no WordPress.

Aminy Gusmão
Monitoramento da performance

A velocidade de carregamento de uma página é ponto crucial para a experiência do usuário em seu site e para ter controle sobre o desempenho do seu site é importante fazer, religiosamente, o monitoramento da performance no WordPress.

O ideal é que seu site seja responsivo e tenha um bom desempenho tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Responsividade é ouro hoje em dia. Com o aumento dos acessos por dispositivos móveis seu site deve estar pronto para encarar essa realidade e proporcionar a melhor experiência para seu usuário.

Além disso, estar preparado para oferecer ao seu usuário uma boa experiência de navegação em todas as possibilidades, seja velocidade ou usabilidade, é imprescindível. Os usuários de sites, blogs e redes sociais são bombardeados diariamente por toneladas de informações, relevantes ou não, e ninguém tem tempo ou paciência para navegar em sites que demoram minutos para carregar e não oferecem uma boa experiência de navegação.

Monitoramento da performance

Fazendo o monitoramento da performance no WordPress

Testes de Performance

Faça uma análise de performance no seu site usando uma das mais conhecidas e utilizadas ferramentas de análise da internet: o Page Speed Insightsque é da gigante Google. Aproveite a fase de testes e faça também o teste de resposividade do seu site para mobiles usando a Test my Site, outro produto da Google para ajudar nossos sites.

verificar o tempo de atividade do seu site, existem diversas ferramentas, e uma delas é o Pingdom, um serviço que através de servidores espalhados pelo mundo, ‘pinga’ o seu site para saber se ele está ou não fora do ar. O interessante do Pingdom é que, além de checar se o site está online, ele ainda faz o monitoramento da performance do servidor e te alerta caso o seu site esteja fora do ar por um determinado período de tempo. Tempo que pode ser especificado por você. Esse alerta pode ser enviado por e-mail, SMS e até mesmo via Twitter.

Monitoramento da performance

Uma boa dica é usar o GTmetrix, que é um serviço on-line e gratuito especializado em gerar relatórios detalhados sobre a performance de sites ou blogs. Com os relatórios dele é possível que você descubra quanto tempo o seu site/blog demora para carregar, ver o que causa lentidão ou o que não está otimizado no blog, e ainda ele lhe da uma pontuação de 0 à 100 para apontar em números como está a performance do seu site ou blog.

Monitoramento da performance

 

Além do GTmetrix, existem alguns plugins poderosos no que diz respeito a monitoramento de performance no WordPress:

WP SUPER CACHE

O plugin WP super Cache é um dos plugins de caching para WordPress mais conhecidos do mercado. Depois de instalado, o sistema irá gerar páginas HTML estáticas e servir os seus visitantes com conteúdos estáticos ao invés de dinâmicos. Utilizando a cache, você poderá reduzir drasticamente o consumo de memória do seu servidor, baixar o consumo de largura de banda e obviamente baixar também os seus custos com alojamento.

P3 Plugin Performance Profiler

Esse plugin procura por outros plugins instalados no seu WordPress que estejam deixando seu site devagar. o P3 emite um relatório de performance para o seu WordPress. Este é um ótimo plugin de monitoramento de Performance.

Query Monitor

Ver debugs e informações de desempenho em consultas de banco de dados, os hooks, solicitações HTTP, redirecionamentos e mais. O Query Monitor é um plugin de depuração para qualquer um desenvolver com WordPress. Ele tem algumas características avançadas não disponíveis em outros plugins de debug, incluindo debugs de chamadas AJAX, as solicitações da API REST, redirecionamentos, e a capacidade de monitoramento de performance em plugin ou tema.

Debug Bar

Adiciona o menu de debug na barra de administração e mostra Query, Cache, e outras informações úteis de debug, como por exemplo, a quantidade de queries e o tempo de cada uma delas.

Uma ótima ferramenta para desenvolvedores!

Quando WP_DEBUG está habilitado ele controla também o PHP Avisos e Notícias para torná-los mais fáceis de encontrar. Quando a SAVEQUERIES está habilitada, as mysql queries são rastreadas e exibidas.

Quem tem ou quer ter um site ou blog deve ficar atento a esses fatores, porém, é necessário que fique atento(a) às diversas ferramentas que também podem te ajudar no monitoramento da performance no WordPress. Monitorar é ter controle sobre as dificuldades do seu site, dominá-las e usá-las a seu favor.

WP Care - O produto da Apiki de suporte e manutenção contínua de seu projeto em WordPress
Se você gostou desse artigo sobre WordPress Performance, provavelmente vai gostar de: Mais posts como este