Este artigo abordará algumas formas para criar o melhor site em WordPress para você ou para o seu cliente. Observe que o termo é criar e não desenvolver, uma vez que o desenvolvimento de sites é apenas uma parte (a parte mais importante) de todo o processo.
Criar o melhor site do mundo é impossível
Antes das dicas vamos deixar uma coisinha clara, o melhor site do mundo não existe, as opções, vertentes e preferências são muitas, sem falar nas plataformas e na própria web com todo seu dinamismo. Cada indivíduo se identifica com uma forma, meio, usabilidade ou visual, dizer que esta é a melhor plataforma e que esse é o melhor site, acaba sendo apenas uma imposição de ponto de vista. É como dizer que tal esporte ou esportista é o melhor, não tem como. Mas vamos às dicas:
1. Tenha objetivos e trabalhe neles
Não adianta correr se a direção for incerta, é necessário ter metas para se criar o melhor site. Trabalhar em cima dos objetivos é uma prática diária, depois que os objetivos são traçados é preciso saber onde se quer chegar, como, por qual caminho, usando qual estratégia e mais um conjunto de informações pertinentes para o trabalho marketing digital ou não. Todo site em WordPress consegue ter integração uma integração fácil com o Google Analytics, Utilizar o GA ou outra ferramenta para entender o comportamento e o próprio rendimento do seu site WordPress pode ser o primeiro passo para traçar sua estrada até o objetivo. Só mais uma coisa, não se desanime, lembre-se que toda estrada é sinuosa e cheia de altos e baixos.
2. Defina as funcionalidades do seu site
Todo site tem sua serventia, definir o que seu site em WordPress fará por você e pelo seu usuário está diretamente ligado aos objetivos do seu negócio e da sua comunicação. São as funcionalidades que oferecem diferenciais de uso do site para você e para os usuários, desde um simples preenchimento automático de endereço pelo CEP até uma automação completa de SAC. Encontre um bom suporte de desenvolvimento para fazer que suas ideias funcionem na web e que cada nova funcionalidade traga novas vantagens para seu site.
3. A inovação deve vir em doses
Divida suas ações em curto, médio e longo prazo. Comece fazendo o que é necessário, depois faça o possível e logo fará o impossível. Mesmo que o mundo não acabe amanhã, vivemos em uma época que as mudanças acontecem da noite para o dia. Você dificilmente irá criar o melhor site da noite para o dia, comece fazendo o que dá para fazer, mas com qualidade e foco, na certeza que seu site será capaz de receber novas e melhores implementações ou você terá que refazer tudo, todas as vezes que tentar mudar ou melhorar algo.
Por isso digo comece devagar fazendo o necessário, observe o que é possível ser feito em breve e defina como meta, e logo perceberá o universo de oportunidades que o WordPress.
4. Procure por um suporte confiável
O perfeito seria que todos os suportes fossem confiáveis, afinal eles são acionados quando o cliente mais precisa.
Existem empresas e profissionais focados em WordPress em todo o mundo, essa é uma das vantagens de se usar uma plataforma de código aberto (open source), se não der certo com uma empresa de desenvolvimento ou desenvolvedor freelancer, dá para buscar outras opções. Se me permite um conselho, fuja do suporte “Mestre dos Magos”, que conversa em código com você, nunca está com você na jornada e quando você mais precisa ele desaparece.
Cada dia que seu site não funciona é um pouco mais que você deixa de ganhar, sem falar em muitos outros problemas que podem surgir. Por isso pesquise, procure, crie e mantenha uma boa relação com seu suporte
5. Foque na usabilidade
Tudo evolui gradativamente para o melhor uso do ser humano, casas, carros, ferramentas manuais, ambiente de trabalho. Com os sites não é diferente, vivemos atualmente na era onde qualquer pode ter acesso a web onde quer que esteja. A propósito, você está lendo este artigo no mobile ou no desktop?
Ter um site responsivo atualmente é o mínimo que se pode oferecer de usabilidade para o usuário. Ter um visual atraente, que não seja agressivo, com botões e atalhos que facilitam a navegação e compartilhamento do seu conteúdo, seja ele produto ou não, faz com que sua marca fique mais próxima do seu cliente.
6. Cuidado com a imagem
Para entender a importância da imagem em um blog post é preciso saber primeiramente que ela é um dos critérios básicos de de interação com o seu público. Assim como links de outras postagens, palavras-chave, tags, títulos, H2, tag strong, tag em, atributo alt e demais ações básicas para a boa navegação do usuário e para melhorar o posicionamento orgânico do seu site ou blog em WordPress. Certamente imagem não é “tudo”que devemos nos apoiar, mas a importância dela para o SEO é algo a ser considerado bem de perto.
7. Nunca mais fique parado
O mundo se tornou muito dinâmico e ninguém mais pode ser conformado ou se sentir confortável com o que tem, porque em breve não terá mais. É isso aí, sentou para descansar, perdeu o lugar na fila, por isso a última dica para ter um site melhor é nunca parar de melhorar o site, seu negócio e sua visão de mercado:
Estude – Está claro que hoje é imensamente mais fácil conseguir informações e aprendizado via a internet, portanto use-a para isso.
Referência – Todos os dias surgem vários nomes de especialistas e supostos especialistas na internet, dosar as informações que você recebe é imprescindível para não perder tempo com balelas
Referencie – Da mesma forma que você recebe conteúdo, você deve oferecer.Esse é o caminho para se especializar mais e mais no que você faz e tornar-se autoridade no assunto.
Cuidados técnicos periódicos – Seu site é um bem durável e como tal deve receber cuidados periódicos ou acabará te deixando na mão feito um carro que nunca passou por uma revisão.
Tudo outra vez – Todo esse processo é cíclico, deve ser repetido, revisado e melhorado sempre que possível, assim como seu próprio negócio.
Espero que tenham gostado desse texto e que ele te ajude. Comente e compartilhe.