Blog para e-commerce e a sua atração

Um blog para e-commerce é uma ferramenta importantíssima para atrair, manter e entender o público que se relaciona com a sua marca.

redacao
destaque blog para e-commerce

Ainda é muito fácil encontrar por aí empresas que vendem na internet e acreditam não precisar de um blog para e-commerce. Pois bem, este artigo é para mostrar como é feita a atração de público por meio de um blog corporativo para seu e-commerce.

Que diferença faz ter ou não ter um blog para e-commerce?

blog para e-commerce Para começar algumas pequenas diferença entre um blog corporativo e um e-commerce. Enquanto seu e-commerce vende, o blog se relaciona. O e-commerce oferece opções de compras, o blog serve para sanar as dúvidas quanto a empresa. O e-commerce serve para fechar a venda, o blog atrai público para sua marca. Algumas das demais vantagens de se ter um blog seão mostradas logo a seguir.

Blog da atração = Conteúdo+estratégia+marketing+SEO+dados

Como o foco de todo blog para e-commerce ou blog corporativo é atrair público para a marca, vamos a alguns pontos que não podem ser esquecidos para que esse objetivo seja alcançado.

Marketing

Quando digo marketing, não é apenas marketing digital, toda empresa é como um organismo, está tudo interligado. De que adianta correr se não sabe se é a direção certa? A junção do marketing convencional com o marketing digital para definir os caminhos que a empresa deve trilhar é muito importante.

Estratégia

Depois que o caminho por onde se deve passar é traçado, o próximo passo é alcançar o objetivo. Tenha estratégias bem definidas a curto, médio e longo prazo. E, se for o caso, mude de estratégia, sempre se baseando no comportamento dos seus consumidores seja do blog ou do e-commerce.

SEO

conteúdo blog para e-commerceO bendito SEO (Search Engine Optimization) que tanto se fala tem muita importância para um blog corporativo, uma vez que essas técnicas servem exatamente para ajudar no posicionamento do seu blog no meio da multidão da internet e à frente dos concorrentes nas buscas orgânicas.

O SEO se baseia em três pilares, no pilar da técnica que entra o WordPress, uma plataforma altamente indexável pelos buscadores e que oferece diversas ferramentas para facilitar as estratégias de SEO e produção de conteúdo. Você pode ter seu site em qualquer plataforma, mas os grandes blogs para e-commerce são em WP.

Conteúdo

Produzir conteúdo não é tão simples como parece, afinal não basta escrever um monte de baboseiras. Na fase de estratégia, defina as personas que consomem seu conteúdo, no que elas estão interessadas, qual é a melhor forma de abordá-las. Assim como, a maneira que a sua empresa se apresenta para seu público, qual é a relevância dela na vida das pessoas. Produza conteúdo de verdade, frequentemente e que faça diferença na vida das pessoas, elas irão agradecer abraçando sua marca.

Dados

Tudo existe para uma finalidade, essa trabalheira toda de manter um blog para e-commerce ou corporativo certamente te trará frutos em forma de informação, muita informação. Com ferramentas de análise como o Google Analytics ou SEMRush você conseguirá entender melhor seu público, fazendo com que ele se envolva mais com a marca. Entender o público-alvo e o seu comportamento dentro do seu site ou blog para e-commerce é primordial para criar novas estratégias e atrair novos públicos.

usuario-blog-para-e-commerce

Conclusão

A má notícia é que, começar a atrair mais público não é uma tarefa fácil, são muitas variáveis tecnológicas, analíticas e estratégicas a se tomar. A boa notícia é que funciona como uma máquina para te ajudar nas vendas, o processo (se for bem alinhado) funciona de forma cíclica, facilitando sua vida e diminuindo o trabalho.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress SEO, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este