O hack SEO para aumentar o CTR no Google usando o WordPress

Quer conquistar as primeiras posições? Considere aumentar o CTR no Google e vá além das técnicas on-page e link building.

Click Through Rate

Nos últimos meses tem se falado muito em técnicas para aumentar o CTR no Google. A prática tem sido difundida em posts de blog, webinars, eventos e gurus de marketing no Brasil e exterior.

Usando o WordPress combinado com o plugin Yoast SEO é muito simples de aplicar esse hack e por conseguinte ganhar algumas posições no maior buscador da atualidade.

A técnica é muito válida para quando sua página se valeu de todas as possibilidades de otimizações on-page e técnicas de link building. Nesse ponto focar no aumento do CTR será um diferencial e será valorizado pelo algoritmo que define o posicionamento das páginas.

O Google chega a ser responsável por 90% do tráfego de alguns sites. Todo ganho de posição na SERP do buscador resulta em ganho de tráfego.

Os três pilares de uma estratégia de SEO

O que você precisa saber sobre CTR

CTR ou Click Trough Rate é a relação entre a quantidade de clicks da sua página na SERP do Google e a quantidade de impressões nos resultados.

Número de CTR ilustrativoQuanto maior o CTR melhor. Páginas com CTR menor que 4% precisam ser melhoradas. Para as palavras-chave considerar o mínimo de 5%.

A SERP (Search Engine Results Page) do Google é a responsável por exibir os resultados de acordo com a busca dos usuários, interagir com eles e portanto gerar as estatísticas de CTR e outras mais.

Como medir o desempenho de CTR de páginas e palavras-chave

Opções e filtros do Google Searh ConsoleAtravés do Google Search Console, antigo Webmaster Tools, é possível medir a CTR de páginas e palavras-chave. É uma ferramenta gratuita para monitorar os dados de resultados da Pesquisa Google para seus sites.

Para um trabalho focado em aumentar a CTR no Google é preciso conhecer a ferramenta para saber medir e monitorar o progresso dos testes. Aconselho a leitura do artigo, em inglês, The Ultimate Guide to Using Google Search Console as a Powerful SEO Tool do Neil Patel.

Com essa ferramenta será possível acompanhar todos os dados de Cliques, Impressões, CTR e Posições das suas páginas e palavras-chave. E com opções de filtros por Países, Dispositivos, Tipo de Pesquisa e Data para dados ainda mais precisos.

Como aumentar o CTR no Google

Usando o WP combinado com o plugin Yoast SEO teremos uma poderosa combinação para crescer o CTR e melhorar o SEO para WordPress.

O plugin Yoast SEO é muito popular junto aos usuários do WordPress. Com a sua instalação o WP ganha inúmeras funcionalidades de SEO para te auxiliar no dia-a-dia e em toda sua estratégia e implementações técnicas.

Antes de pensar no aumento de CTR é preciso conhecer seus números atuais, como dito anteriormente esses números podem ser obtidos no Google Search Console, há números globais, específicos de páginas e palavras-chave.

É comum falhar, resultando num decréscimo do seu CTR. Se isso acontecer volte aos dados anteriores ou faça novos testes. Seja criativo, ousado e siga em frente. Definir um processo é extremamente necessário para você definir as mudanças, medir e repetir o processo e claro acompanhar o progresso e ter a real certeza de quais alterações resultaram em ganhos.

As técnicas para aumentar os números de CTR

A principal delas: ser criativo, persistente e testar, repetir, testar, repetir e seguir o loop infinito.

Mas há técnicas que tem sido utilizadas nos títulos e meta descrição e gerado bons resultados. Algumas delas:

As regras do Google para Título e meta descrição

Para uma melhor aparição na SERP do buscador e por conseguinte um melhor CTR é preciso conhecer as regras e como preparar o melhor conteúdo para se destacar na multidão.

A regra geral é: criar título de páginas descritivos e meta descrição com resumo conciso e legível. Para o título considere o máximo de 60 caracteres e para a meta descrição 155.

O Google realiza diversos testes em sua SERP para acompanhar o comportamento dos seus consumidores, seja em Desktop ou Mobile. É importante ficar atento as mudanças e se adequar.

Redesign da SERP do Google
Fonte: https://moz.com/blog/title-tag-length-guidelines-2016-edition

Na ajuda do Search Console há uma página dedicada com detalhes minuciosos para orientar os editores na criação de título de páginas e meta descrição. Considere a leitura e o vídeo abaixo do Matt Cutts.

O recurso de Snippet preview do Yoast SEO também é um grande auxílio para os editores seguirem as regras e visualizarem o resultado final de como sua página será na listada para os usuários no momento da sua busca.

Aumentar o CTR no Google usando o WordPress e Yoast SEOComece agora aumentar seu CTR no Google

Incrementar seus números de CTR no Google para suas páginas e palavras-chave tem sido apontado como um hack de SEO que terá destaque em 2017. Não espere até lá, comece agora mesmo a crescer seus números e ganhar melhores posições na SERP.

Você tem aplicado alguma técnica específica para aumentar o CTR no Google? Compartilhe conosco nos comentários para enriquecermos o assunto.