Hook dinâmico para o footer no WordPress 4.6

A implementação do WordPress 4.6 foi uma realização relevante, pois o único hook dinâmico disparado no footer era o ‘admin_footer’.

hook-dinamico-wordpress-4-6

O hook dinâmico no WordPress nos permite controlar uma ação mais específica para o hook que estamos utilizando.

No WordPress 4.6, tivemos uma sutil implementação que tornou o hook ‘admin_print_footer_scripts‘ dinâmico. Com isso, ao invocar tal hook, você poderá passar um sufixo para ele. Ex: ‘admin_print_footer_scripts-alguma_pagina‘.

Qual a necessidade do hook dinâmico?

hook-dinamico-wordpress-4-6A implementação foi realizada pois o único hook dinâmico disparado no footer era o ‘admin_footer‘, que acontecia depois do ‘admin_print_footer_scripts’ então, se você quisesse inserir um script para uma página em específico, você precisava colocar em outro hook dinâmico, ou utilizar o próprio ‘admin_print_footer_scripts‘, mas ainda verificando dentro do seu método, se o $hook_suffix era realmente o da página que você precisava.

Com essa mudança, o código para tal ação ficou simplificado, como podemos ver abaixo:

E agora, pode ser feito apenas com:

Conclusão

Essa pequena implementação nos permite agora inserir scripts em páginas específicas no admin, e nos poupa algumas linhas de código, visto que agora não precisaremos fazer uma verificação no $hook_sufix, como era feito antes.