Muito se fala sobre instalar o WordPress, o que muitas pessoas não levam em consideração são os processos operacionais que devem ser feitos antes da instalação. Alguns cuidados se fazem necessários e este artigo abordará sobre o que podemos fazer de forma simples e direta.
O que fazer antes de instalar o WordPress?
Como dito antes, não será um passo-a-passo e sim uma lista de operações e porque devem ser feitas, é bom que você entenda o que se deve fazer antes de instalar o WP.
Criar banco de dados MySQL
A importância de se criar um banco de dados em MySQL é que ele permite acessar e processar os dados contidos, esse sistema de gerenciamento emprega a linguagem SQL, ou Structured Query Language. O MySQL tornou-se uma preferência mundial por sua velocidade, flexibilidade e confiança. Além disso, o MySQL tem seu código-fonte aberto (público). Recomendamos que seja instalado a partir da versão 5.6
Baixar a última versão do WordPress
Não se engane com pessoas que dizem que essa ou aquela versão é a melhor, melhor versão do WP sempre será a mais nova, ela certamente acompanha todas ou quase todas as evoluções que a web oferece. Da mesma forma que é importante instalar o WordPress por sua mais nova versão, também é importante manter a manutenção preventiva de toda a sua aplicação, mantendo sempre atualizados o core, temas e plugins.
Versão do php 5.6 ou superior
Assim como o MySQL, para instalar o WordPress é imprescindível que antes seja instalada a versão do PHP 5.6 ou superior. É claro que sua aplicação poderá funcionar com uma versão anterior a PHP 5.6, mas recomenda-se que isso não seja feito, uma vez que tal procedimento pode deixar brechas de segurança no seu sistema.
Prefixo das tabelas
As tabelas de banco de dados do WordPress é aberta, assim como seu código, qualquer pessoa pode encontrá-la facilmente na internet. A principal importância de se criar prefixos das tabelas é tornar sua aplicação WP única, permitindo que várias instalações WP sejam colocadas no mesmo banco de dados sem que haja conflito entre elas. Outro ponto importante da mudança no prefixo das tabelas é que assim você reforça a segurança da sua instalação WP.
Usuário e senha do site
O WordPress é seguro mas, assim como todas as aplicações, não é à prova de falhas humanas. Por isso é tão importante ter uma senha forte (nada de “admin123”), com um bom hash. Para isso muitas pessoas usam geradores de senhas aleatórias, que se pode encontrar na internet. Normalmente esses geradores criarão senhas impossíveis de se lembrar. Para facilitar sua vida você pode criar um arquivo criptografado que guarde todas essas senhas ou utiliza apps como 1Password que é um programa para guardar senhas.
Uma senha forte deve ser colocada para evitar ataques de força bruta, outra medida que se pode fazer para impedir ataques é a autenticação de dois fatores.
Espero que você tenha gostado da postagem e que ela possa te ajudar a instalar o WordPress. Deixe seu comentário.