Tudo evolui gradativamente para o melhor uso do ser humano, isso é usabilidade colocada em prática. Casas, carros, ferramentas manuais, ambiente de trabalho, tudo evolui para melhorar a utilização das pessoas. Uma televisão há poucas décadas tinha poucos canais uma emotional paper só entrada para o sinal de antena e para trocar o canal era preciso se levantar e ir até o aparelho. Quanta diferença para os aparelhos de hoje, não é mesmo?
A web e a usabilidade das coisas
Sites também devem ter foco em usabilidade, possibilidade de integração com outras plataformas, rapidez, facilidade de ser encontrado, design limpo e simplificado, navegação intuitiva são alguns dos pontos que favorecem o uso do seu site. Se você acha que esse assunto pode ser deixado de lado, lembre-se de que vivemos na era da informação, onde qualquer pode ter acesso a web onde quer que esteja. A propósito, você está lendo este artigo no mobile ou no desktop?
Ninguém mais tem tempo a perder, Qual foi a última vez que você clicou em um link e esperou mais de 7 segundos para a página abrir sem ficar impaciente? Sejamos sinceros, é por essas e outras que a usabilidade não pode ser um assunto a parte, um site sem performance, segurança, responsividade, SEO é como uma empresa sem porta, atendente, acessibilidade e endereço fixo, mesmo que seu público chegue até ela, dificilmente ele irá fechar negócio.
Ferramentas para monitorar e melhorar a usabilidade
- Segurança – Existem muitas ferramentas de segurança para ajudar sua instalação WordPress, a que destacamos é a ferramenta Sucuri.
- Performance – A ferramenta mais usada talvez seja a melhor, o Google PageSpeed mostra a velocidade do seu site no mobile e desktop, além de um relatório do que pode ser melhorado
- SEO – Além do Yoast que pode ser instalado no seu site, ferramentas como SemRush também ajudam muito na busca por melhores posições nos buscadores.
- Responsividade – A melhor saída é comprar ou desenvolver um tema que já seja querido por dispositivos móveis, se este não for o caso, existem plugins que podem adaptar o layout.
De toda forma, usabilidade vai muito além desses poucos pontos mostrados aqui, ter um visual atraente, que não seja agressivo, com botões e atalhos que facilitam a navegação e compartilhamento do seu conteúdo, seja ele produto ou não, faz com que sua marca fique mais próxima do seu cliente. Enfim, usabilidade é colocar seu usuário em primeiro lugar e fazer o possível para que ele gaste mais do seu escasso tempo no seu site ou da sua empresa.