Nessa segunda parte de como fazer otimização de sites em WordPress com foco em SEO, vamos ver os fatores on-page e off-page que influenciam o SEO, assim como responsividade e temas otimizados.
Fatores on-page e off-page
O mecanismo do Google lida com fatores on-page e fatores off-page para determinar a qualidade de um site: fatores on-page são tudo o que você fizer dentro de sua página e fatores off-page, tudo o que você fizer fora dela – ou seja, conseguir bons links e ter seu site bem compartilhado nas mídias sociais.
Até pouco tempo atrás, o segredo de muitos especialistas em SEO era conseguir o número máximo de links, através de uma estratégia de link building agressiva, e esses mesmos especialistas dizem que o algoritmo do Google não dá a mesma importância a links desde seu update chamado de Panda, ocorrido em 2011. Podemos dizer enfaticamente que isso é falso.
O que acontecia, entretanto, é que muitas pessoas usavam técnicas de black hat para conseguir links e simplesmente o Google entendeu que esses links não eram tão relevantes, pois eram comprados ou criados de uma maneira falsa para “enganar” o robô do Google.
Pensando especificamente no Google Analytics, disponibilizada gratuitamente e utilizada por milhões de sites, o Google é capaz de entender quando uma página é boa ou não, o que os visitantes gostam e não, e muitos detalhes que muitos mal podem imaginar. Com esses dados, o algoritmo do Google pôde ser aprimorado consideravelmente, mas não deixou de funcionar com a relação on-page/off-page, e é possível que não deixará.
O que o Google leva em consideração para posicionar um site em primeiro lugar?
Como foi falado ai pra cima, existem muitas, mas muitas variáveis que o Google leva em consideração na hora de determinar o posicionamento de páginas da internet em suas páginas de busca. Para resumir tudo que já foi dito, podemos resumir tudo em 3 fatores:
- On-page: São os elementos sob os quais você tem controle em seu site, como o <Title>, Heading Tags H1-H2-H3 e etc., número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma página, variações, negritos, nomes das imagens, URLs, etc.
- Off-page ou Link Building: São as referências, ou links, apontando para o seu site de outros sites na internet. Influenciam o posicionamento o texto âncora, PageRank do site de origem do link, quantidade de links na página, etc.
- Experiência do usuário e sinais sociais: a experiência e feedback das pessoas navegando pelo seu site são um forte indício de sua qualidade, e cada vez mais o Google leva esses elementos em consideração.
Design responsivo
Você já usou o seu celular para pesquisar alguma informação, produto ou até mesmo para comprar algo? Interessante que, se alguém entra em algum site e ele não está adaptado para o seu dispositivo, existe a possibilidade de rejeição de 61%, ou seja, em 61% dos casos as pessoas desistem de acessar um site, só porque ele não é adaptado para o seu dispositivo e não somos nós quem falamos isso, esse dado é do Gooogle’s Think Insights para dispositivos móveis. Quantos visitantes você deve ter perdido por causa disso, não é? Isso também é SEO. Pensar SEO não é apenas pensar em palavras-chave e hierarquia, é pensar que seu site pode ter alto índice de rejeição por não ser responsivo, por exemplo.
Tema otimizado para SEO
Desde a sua fase de concepção um projeto web objetiva resultados, alcance e análise de métricas, uma experiência rica para os usuários e uma maior encontrabilidade pelos mecanismos de busca. Portanto, os projetos desenvolvidos em WordPress precisam que o tema em uso seja focado em SEO para potencializar as oportunidades.
Um tema WordPress focado em SEO precisa considerar vários fatores técnicos, de segurança, experiência do usuário e mobilidade. Portanto, na hora de comprar um tema ou desenvolver do zero, é preciso se atentar para a questão do SEO.
São muitas coisas a serem consideradas, ponderadas, analisadas, mas definitivamente, o leque de oportunidades e facilidades que o WordPress oferece para otimização de site WordPress com foco em SEO é impressionante.