Você está lendo:

A importância da regularidade da manutenção WordPress

Sobre:
A importância da regularidade da manutenção WordPress

Avaliar a segurança, atualizações e performance é o segredo para ter o WP sempre à frente. Por isso é tão importante a manutenção em WordPress.

redacao
destaque-manutencao-em-wordpress

Manutenção WordPress é como uma manutenção de um carro ou uma casa, só que mais barato. Não é a primeira vez que faço esta analogia mas tudo bem, vou repetir. Um site não é apenas um produto, é um bem durável, sem a devida manutenção ou ele para de vez ou cai sobre a sua cabeça.

Quando a manutenção WordPress se faz necessária?

Exatamente por esse motivo fiz e faço este tipo de comparação para provar que um site é um bem durável, pois a manutenção dele deve ser periódica e, de preferência preventiva, assim como fazemos com um carro para que ele não pare no meio da estrada ou com uma casa para que o teto não caia sobre nossas cabeças. Um site deve ser corrigido quando necessário, mas sempre analisado e vigiado para que nenhuma falha mais grave aconteça.

Site velho? Ninguém merece.

O WordPress é uma plataforma de código aberto que recebe de três a quatro atualizações do seu core por ano. Sendo assim, deixar o seu site ou blog legado, sem atualizações e do core, plugins e temas significa que a cada nova versão o seu site ficará mais obsoleto. Calma não é uma coisa para se fazer todos os dias, mas é bom ter consciência das consequências de não focar atenção para manutenção WordPress. Da mesma forma que um carro anda sem os devidos cuidados como trocar óleo, calibrar pneus, alinhar e balancear, o site também funcionará. Mas os riscos de segurança e a perda de performance, assim como o carro serão bem maiores.

manutencao-em-wordpressFerramentas para vistoriar e realizar manutenção WordPress

A palavra de ordem em desenvolvimento web sempre foi e sempre será prevenção, portanto este artigo mostra as ferramentas mais importantes para monitorar e realizar a manutenção em WordPress.

Segurança em primeiro lugar

Versões antigas do core, dos temas e dos plugins criam brechas de segurança no WordPress. Existem diversas ferramentas que fazem tal análise de segurança, algumas das que recomendamos são: Cuckoo, Metasploit, Zap Proxy, Vega, SQL Map e dirsearch. Aprveite e saiba mais sobre o Certificado SSL e o protocolo HPPTS.

Mantenha-se atualizado

Tão importante quanto a segurança é a atualização, na verdade uma coisa depende da outra. Portanto, manter seu WordPress, com seus plugins e temas sempre atualizados é importantíssimo.

Performance conta muito

Manter a boa performance do site WordPress é importante para melhorar a relação com o seu usuário/cliente e também para as estratégias de SEO da sua empresa. Comece pela análise do seu WordPress com o Google PageSpeed.

Caso as coisas não estejam indo bem com a performance do seu site, considere avaliar o tempo de resposta do servidor, compacte o HTTP, otimize as imagens e reduza recursos desnecessários.

Conclusão

Avaliar a segurança, atualizações e performance é o segredo para ter seu WP sempre à frente dos seus concorrentes. Continue ligado no que acontece no mundo digital e se precisar de ajuda não exite hesite em procurar um especialista.

Se você gostou desse artigo sobre Desenvolvimento WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este