Você está lendo:

Manual da Cultura da Apiki

Sobre:
Manual da Cultura da Apiki

Você já deve ter lido muito sobre cultura por aí. O que vamos apresentar não é nada mirabolante. Não reinventamos a roda. Só queremos mostrar ao mundo quem realmente somos. Conheça o Manual da Cultura da Apiki!

Aminy Gusmão
Manual da Cultura da Apiki

Antes de falar sobre nosso manual da cultura, vamos te contar um pouquinho da nossa história para que você entenda como chegamos até aqui.

A Apiki nasceu de um projeto ambicioso, ser a primeira empresa brasileira especializada em WordPress. Lá em 2008 vislumbramos o potencial da plataforma, que nunca nos decepcionou.

Ser referência no CMS de gestão de conteúdo, então, virou um mantra.

Nossa primeira missão era levar o WP aos quatro cantos do Brasil. Para isso, focamos no crescimento acelerado.

Tudo ocorria muito bem, obrigado, até que em 2016, quando contratamos o maior número de Apikers da história, uma crise nacional estremeceu as estruturas.

Nunca dividimos isso aqui, porque ninguém quer expor suas fragilidades. Foi um ano em que as pessoas postergaram a contratação de novos parceiros, o que desestabilizou a economia do Brasil. Além disso, sofremos com muitas inadimplências e não estávamos preparados para enfrentar tal desequilíbrio financeiro.

Perdemos clientes e colaboradores. Foi inevitável não se abalar, mas “desistir” nem de longe foi uma hipótese.

Percebemos, nos que ficaram, uma disposição e vontade de reerguer a empresa jamais vista.

Foi justamente neste time, que sobreviveu a 2016 sem abandonar o barco, que enxergamos a importância da cultura organizacional de uma empresa.

Missão, visão e valores

A primeira missão da Apiki foi concluída em 2018 com sucesso. Nos tornamos referência nacional em WordPress, conquistando a admiração de clientes em todos os estados brasileiros e em alguns lugares do mundo também.

Passado o susto, era hora de traçar os novos objetivos para os próximos 10 anos.

Do crescimento acelerado, passamos a nos desenvolver de forma planejada e segura, corrigindo os erros e cometendo novos, afinal, só assim é possível evoluir.

A nossa missão é “Desenvolver soluções digitais para potencializar e integrar negócios no mundo inteiro”. Já a nossa visão é “Ser referência mundial em soluções digitais em WordPress até 2028”.

E os valores? Ah, os valores! Essa, sem dúvida, é a parte mais difícil da comunicação organizacional.

Não queríamos frases de efeito que “enfeitassem” a parede. Precisávamos de algo sólido, que fizesse sentido para nós.

Foi então que começamos a olhar para dentro, reconhecer o que realmente somos, o que ainda queremos ser, o que não somos e o que não queremos mesmo ser.

Reunimos nossos 10 anos de história, fizemos benchmarking com empresas que admiramos, validamos com os primeiros Apikers contratados (e que permanecem conosco até hoje) e, finalmente, chegamos ao documento final.

Você já deve ter lido muito manual da cultura por aí. O que vamos apresentar não é nada mirabolante. Não reinventamos a roda.

Cada palavra do nosso manual foi escrita com a preocupação enorme de refletir nossa verdade.

É fácil ler e escrever valores admiráveis, difícil é vivê-los no dia a dia.

Poderíamos manter este documento apenas para nós. A decisão de expor ele para o mundo dobra a responsabilidade diária de colocar em prática aquilo que pregamos.

Mas não temos medo, afinal, somos Apikers (e com orgulho!)

Não é sobre ter uma geladeira de cerveja

Pior que não ter manual cultura definido é ter uma cultura falsa, isto é, pregar aquilo que não se vive.

Muita gente se surpreende ao saber que temos uma geladeira com bebidas geladas liberada para o time (alcoólicas, inclusive) e acha que isso é realmente o grande diferencial da Apiki.

Não, não é.

Nada do que a nossa estrutura física nos proporciona seria possível se a cultura não tivesse enraizada em cada colaborador.

Apesar de termos lançado oficialmente este documento apenas este ano, a nossa cultura vem sido desenvolvida ao longo de uma década.

Agora chega de enrolar!

Com  vocês, o nosso Manual da Cultura

Sinta-se em casa

A Apiki é formada por entusiastas da tecnologia, gente que ama estar aqui e vê na empresa uma oportunidade de prosperar profissionalmente.

Tratamos nossa empresa como um lar. A estrutura física foi toda arquitetada para proporcionar bem-estar e descontração aos colaboradores.

Acreditamos que quanto mais confortável for o ambiente de trabalho, mais disposição as pessoas terão para entregar os resultados almejados.

Seja livre, mas responsável

O trabalho consome boa parte das nossas vidas. Por isso, gostamos de estar cercados de pessoas sensacionais, que confiamos e admiramos tanto pelo potencial, quanto pelo coração.

Não olhamos sua roupa, seu cabelo, se quer atuar da mesa ou deitado no sofá.

Acreditamos que a liberdade é o segredo para que os cérebros criativos possam produzir.

Na Apiki você é livre para fazer suas escolhas. Os nossos valores guiam as tomadas de decisão de cada colaborador.

Contudo, para que o fluxo de demandas da empresa não seja comprometido, é essencial que cada colaborador tenha compromisso com as entregas, seja proativo e responsável. Ainda que suas demandas já tenham sido cumpridas e não haja novas cadastradas pelo gestor, o tempo livre também pode ser usado para estudo ou solução de problemas internos.

Espairecer é diferente de estar “à toa”. À propósito, não há espaço para corpo mole aqui.

Pense diferente, respeite por igual

Plural. Essa é a única palavra capaz de resumir nosso time.

Somos muitos, temos o espírito jovem, pensamos diferente, mas respeitamos cada um com seus defeitos, qualidades e, principalmente, individualidade.

Entendemos que pessoas diferentes têm necessidades diferentes. O que é importante para um, talvez não faça sentido para o outro. Tudo certo nisso.

Valorizamos integridade, excelência, respeito e colaboração. Não suportamos nada que vá de contra a isso.

Seja protagonista

Os líderes são os responsáveis pelas tomadas de decisão, mas isso não impede que cada colaborador desenvolva ações de protagonismo.

Jamais apontamos um problema sem antes pensar em possíveis soluções.

Jogamos limpo. Tentamos expor as dificuldades e expectativas com transparência e não esperamos que outra pessoa assuma nossos compromissos.

Aprenda uma coisa nova hoje

Fomentamos a ideia de estudo coletivo.

Implementamos o Colivery, que trata-se de Code + Delivery. Por meio dele somos capazes de produzir e entregar códigos com mais qualidade para nossos clientes.

A cultura da evolução diária não para por aí.

Além disso, a empresa ainda cultiva o hábito de facilitar cursos, palestras e eventos para os colaboradores.

As palavras-chave em questão são evoluir e compartilhar.

Valorizamos o auto conhecimento e o “se vira” para trazer soluções.

Mantemos um projeto de responsabilidade social que chamamos de “Educação é o Código”, apadrinhando a Escola Estadual Tancredo Neves, em Governador Valadares.

Acreditamos que a educação muda o mundo. Aqui na Apiki somos todos possíveis professores com o coração de eternos estudantes.

Todos são incentivados a produzir conteúdo, seja artigos, vídeos ou palestras, de modo a contribuir com a comunidade WordPress e valorizar o profissional.

Seja data driven

Nosso critério de seleção é rígido, mas o conhecimento técnico não é fator exclusivo para novas contratações. Também avaliamos o fit cultural, ou seja, se você é compatível aos nossos valores.

Quatro competências são imprescindíveis para o seu crescimento e permanência na Apiki. São elas:

    1. Ser comprometido;
    1. Saber trabalhar em equipe;
    1. Ser proativo e
  1. Ser Data Driven.

Foque em dados para mensurar seu progresso. Somos orientados por números. Os processos são guiados por meio deles (e não por intuição!).

Os gestores da Apiki tomam decisões estratégicas com base nas metas a médio e longo prazo. Todos os colaboradores, por sua vez,  têm objetivos claros para alcançar e contribuir com o sucesso da empresa.

Dessa forma, garantimos que todos caminhem em um ritmo constante, na mesma direção e com prioridades claras.

Todos são responsáveis por fazer da Apiki referência mundial em soluções digitais em WordPress até 2028.

Em outras palavras, seja foda!

Faça o sucesso do cliente acontecer

Reter um cliente é 5 vezes mais barato do que conquistar um novo” Philip Kotler

O conceito de Costumer Success é bem simples: garantir a melhor experiência possível para os clientes através da geração de valor.

E isso não é responsabilidade apenas de um setor. Trata-se de um pensamento coletivo de que tanto o sucesso quanto o fracasso de algum job afeta a todos nós, sem exceção.

É exatamente isso que esperamos dos os colaboradores da Apiki. Todos.

Procuramos entender o perfil do cliente, como cada um pensa e age e trabalhamos em equipe para fazer o sucesso dele acontecer.

Lembra do nosso slogan? Não somos meros executores de sites, we build business, ok?!

Aqui não há espaço para “problema pingue-pongue”. Cada um sabe de suas responsabilidades e faz o possível para cumpri-las com êxito.

Em último caso, “antes feito que perfeito”.

——

Valorizamos tanto nossos valores, que quanto mais um aspirante a Apiker se parece com o nosso jeito de ser, mais chances tem de entrar e prosperar na empresa.

Você é ou conhece alguém que se encaixa no nosso manual da cultura? Confira as vagas disponíveis e venha fazer parte do nosso time!

Vamos bater um papo sobre cultura? Comente o que você achou da nossa. Vamos ficar felizes em saber sua opinião =)

WP Care - O produto da Apiki de suporte e manutenção contínua de seu projeto em WordPress
Se você gostou desse artigo sobre Institucional, provavelmente vai gostar de: Mais posts como este