Você está lendo:

Let’s Encrypt mudando o WordPress e toda a internet

Sobre:
Let’s Encrypt mudando o WordPress e toda a internet

Let’s Encrypt é uma iniciativa que conta com grandes empresas que buscam a retirada de todas as brechas de segurança não criptografadas da internet.

Aminy Gusmão
lets-encrypt-destaque

Como o próprio termo Let’s Encrypt deixa claro, a iniciativa “Vamos Criptografar” nasceu no ano de 2014 e conta com grandes empresas que encabeçam e apoiam a retirada de todas as brechas de segurança não criptografadas da internet.

O que o Let’s Encrypt pode fazer pelo meu site ou blog WordPress?

O propósito principal do Let’s Encrypt é a emissão certificados digitais SSL/TLS gratuitos para todo e qualquer site, independentemente de qual é a plataforma de desenvolvimento, tipo de servidor, etc.

lets-encrypt-criptografiaO projeto visa permitir que qualquer site da internet tenha a oportunidade de proteger os usuários que navegam e compartilham dados pessoais com certificados SSL/TLS. Esse certificado serve para criptografar todos os dados enviados e recebidos pelos usuários, desde dados essenciais e restritos como número de cartão de crédito até e-mail, nome e telefone (dados comuns de cadastro).

Principais vantagens do Let’s Encrypt

  1. Qualquer pessoa ou empresa que tem um domínio pode implementar o Let’s Encrypt e utilizar um certificado de segurança confiável, que garante o protocolo HTTPS a custo zero.
  2. Um software rodando em um servidor web pode interagir com o Let’s Encrypt, de forma segura e configurá-lo para uso automaticamente.
  3. O Let’s Encrypt serve para promover as melhores práticas de segurança TLS, utiliza alto padrão de segurança e esse é mais um motivo de confiabilidade para quem utiliza.
  4. Sua renovação é automatizada logo após a sua instalação.
  5. Sejam os que foram emitidos ou revogados, todos o certificados serão gravados e disponibilizados ao público, gerando total transparência.
  6. Assim como os próprios demais protocolos de internet, o Let’s Encrypt é um resultado de um esforço colaborativista que beneficia a todos que se interessem.

Implementação do Let’s Encrypt

Para que a ideia do Let’s Encrypt pegue de vez é imprescindível que a implementação do protocolo HTTPS seja fácil para todos os tipos de sites e blogs, mas para encarar essa empreitada é preciso conhecimento de programação web e de processos. Pode parecer simples mas não é, uma implementação mal feita pode causar uma grande dor de cabeça para o dono do site.

Por que devo me preocupar em criptografar meu site WordPress?

lets-encryption-logo-standardEm muito pouco tempo todos os site precisarão ser criptografados. A iniciativa Let’s Encrypt veio para ficar, conta com grande marcas para mantê-la e apoiá-la, e segue a tendência evolutiva da própria web.

A proposta desse projeto é colaborativa e por isso tornou-se referência em certificação aberta, automatizada e livre, emitindo certificações válidas para domínios em qualquer tipo de aplicação, inclusive o WordPress.

Há alguns anos atrás, a principal forma de mostrar ao usuário que o site em que ele estava navegando era o aparecimento do ícone do cadeado na barra de endereços do navegador. Atualmente a busca do Google já prioriza em posicionamento todos os sites que tem o protocolo HTTPS.
A partir de 2017, ao invés de avisar que o site é seguro para troca de informações, o navegador mais utilizado em todo o mundo irá alertar que o site que ainda usa protocolo HTTP não é confiável. Este alerta de segurança é o que podemos chamar de um empurrão que grandes marcas como Google Chrome, Facebook e Mozilla estão dando para você que tem um site que ainda não tem uma certificação SSL, consiga uma o mais rápido possível, seja por meio do Let’s Encrypt ou não.

Se você gostou desse artigo sobre Segurança para WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este