Início » Desenvolvimento WordPress » Considere no mínimo três ambientes para desenvolver em WordPress
Desenvolvimento WordPress

Considere no mínimo três ambientes para desenvolver em WordPress

Levar em consideração o mínimo de três ambientes para desenvolver em WordPress ou em qualquer outra plataforma pode salvar horas de trabalho.
julho de 2016 /3 min de leitura
Conteúdo escrito por humano
destaque-ambientes-para-desenvolver

Levar em consideração o mínimo de três ambientes para desenvolver em WordPress ou em qualquer outra plataforma pode salvar horas de trabalho. Não é a primeira vez que digo isso e, provavelmente não será a última, ter processos para reger o desenvolvimento melhora e muito o rendimento e a qualidade do trabalho.

dev-ambientes-para-desenvolver

Os três ambientes para desenvolver em WP

Deixando claro que esta não é uma máxima, cada qual desenvolve da forma que bem entender ou que melhor se adaptar. O foco do desenvolvimento em três ambientes é uma referência para muitos da programação de websites porque serve para pequenos, médios e grandes projetos. Vamos aos três ambientes básicos de desenvolvimento.

Ambiente local

O primeiro ambiente é na própria máquina do desenvolvedor, O desenvolvedor deve antes criar um servidor local, uma simulação do que o site vai encarar futuramente. Assim, fica mais simples de testar tudo que está sendo feito em tempo real sem ter que subir, conectar e esperar carregar deixando ações que envolvem o servidor em uma segunda etapa ou segundo ambiente.

Ambiente de teste

É hora de subir o projeto para o servidor e, como o próprio nome do ambiente sugere, testar o projeto. Neste ambiente o site estará no servidor mas não estará disponível publicamente, ele estará ali simplesmente para que o desenvolvedor revalide seus códigos com base no sistema operacional de servidor e para que o cliente aprove ou modifique o projeto.

Ambiente de produção

Este é o ambiente final, seu projeto está pronto e já está no servidor funcionando a mil por hora, parabéns! Então por que este ainda é um ambiente para desenvolver?

web-ambientes-para-desenvolverSimples, por mais fera que você seja e por mais coerente que seu cliente possa ser, o ambiente de produção atinge o público final do site, é o usuário que vai definir se o site está realmente bom ou não. Para isso, é sempre bom ficar de olho em como está o tráfego e melhorar a experiência de quem navega em seu site periodicamente.

Conclusão

Fazer, validar e revalidar, é para isso que servem os ambientes para desenvolver em WordPress, seja um website, um plugin, tema, app, jogos ou o que você quiser. A propósito, existem outros ambientes que podem ser usados, como beta test, Test A/B, QA e muito mais, isso dependerá diretamente do tamanho do projeto ou da empresa dona do site.

Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

Como criar um blog responsivo para mobile de maneira fácil

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login