A manutenção do WordPress é tão necessária quanto a evolução da própria web. Um site legado, logo fica obsoleto para o dono, inacessível para o usuário e inseguro para ambos.
Por isso preparamos uma lista com os principais pontos cruciais para manter o WordPress funcionando da melhor forma. Acompanhe:
A manutenção do WordPress e suas principais práticas
Dar suporte para uma instalação WordPress pode parecer uma tarefa árdua, mas não é. Os devidos cuidados que o CMS merece podem ser feitos regularmente por meio de processos bem definidos. Só que alguns pontos não podem ser esquecidos. Vamos à lista:
Página de login
Fique de olho nas páginas de login, elas são as principais portas de entrada para hackers, vírus e malwares são páginas de login sem proteção, onde acontecem os chamados ataques de força bruta.
Atualização
O WordPress é o CMS super maleável e em constante evolução. Por isso, manter tudo atualizado é uma tarefa imprescindível. Lembre-se de seguir alguns passos primordiais para o bom andamento da atualização.
Novas versões
O WordPress tem de 3 a 4 atualizações por ano, estas ações são para garantir a segurança, back-end, front-end, edição, visual, etc.
Temas e plugins
Monitorar o bom funcionamento do tema e dos plugins é essencial para manter o bom funcionamento, segurança e usabilidade de um site WP.
Banco de dados
A manutenção do WordPress depende de acompanhamento sistemático e ações básicas para manter o banco de dados. Arquivos e dados desnecessários afetam a performance e a segurança. E deixar conteúdo indesejado e spam nos comentários pode causar muitas dores de cabeça, consumindo recursos valiosos e impactando diretamente nas estratégias de SEO da sua empresa.
Hospedagem
Não basta ter uma hospedagem, é preciso ter uma aplicação devidamente configurada.
HTTPS
Este certificado garante que a comunicação de dados entre o servidor e o usuário seja totalmente criptografada, assim seu site terá maior segurança e confiabilidade na web.
Velocidade
Um impacto negativo na performance pode significar um atraso gigantesco no seu site e na relevância dele dentro dos motores de busca. Mantenha seu WordPress sempre com uma boa hospedagem, tema sólido, imagens otimizadas e com sua velocidade sempre testada.
SEO
Melhorar o SEO no WordPress é buscar melhoria para o usuário. Posicionar-se bem nas buscas significa que seu site está bem sendo bem cuidado em diversos quesitos.
Passo-a-passo
Processos são as ações que garantem o bom andamento de tudo. Caso você não esteja familiarizado com a realização dos processos necessários para manutenção do WordPress da melhor maneira, não se esqueça que pode sempre contar com suporte e manutenção especializada.
Espero que esta lista tenha ajudado a cuidar melhor da sua instalação WordPress. Então, gostou do artigo? Por favor compartilhe e siga a Apiki nas redes sociais.