Existem muitas maneiras de encarar a criação com WordPress, observando que há criativos e diretores de arte que não gostam a plataforma, porém a maioria desses profissionais adoram utilizar.
Quem ama criação com WordPress?
Bem, para saber quem gosta de criar com WP, é bom entender a cabeça de quem não gosta. Para deixar claro, nenhum ponto de vista colocado aqui tem como intenção generalizar, mas de mostrar uma realidade muito próxima ao dia a dia de uma empresa especializada em WordPress.
Pois bem, a maioria dos diretores de arte e publicitários que não gostam de WP, são exatamente aqueles que não fazem criação com WordPress por não conhecer as possibilidades da plataforma encarando-a como uma plataforma de blog, aqueles que trabalham com outras plataformas e CMS’s próprios, ou aqueles que não têm à disposição profissionais capacitados para fugir do visual comum.
Os criativos que abraçam a criação com WordPress são aqueles que sabem que a plataforma não tem limites, tanto de implementações visuais, quanto na parte dos códigos. Além das facilidades oferecidas para a parte de gerenciamento de conteúdo, o WP aceita toda e qualquer modificação no CSS, portanto diretores de criação, de arte, desenvolvedores que conhecem bem as possibilidades do WP sabem bem que não precisam se apegar a templates/temas.Para esses profissionais, tudo o que pode ser pensado em um brainstorm, colocado em uma folha em branco e imaginado para a experiência do usuário pode ser implementado no WordPress.
Sugestões para criação com WordPress
Pode parecer suspeito falar, mas não é a toa que o WP se tornou o CMS mais utilizado em todo o mundo. Começar um projeto em WordPress é ter praticamente meio caminho andado, além dos temas que podem ser reestilizados e a possibilidade da personalização do zero, O WordPress também oferece mais de 40.000 plugins para realização de milhares de tarefas. Portanto, a criação com WordPress não é a reinvenção da roda, mas a descoberta das melhores maneiras para utilizá-la.
Não mude o core
mudar o core do WordPress é possível sim, mas não é recomendável, sugerimos manter a marcação HTML e modificar o que for necessário para o seu projeto no CSS.
Tudo bem, pode usar temas
Existem muitos profissionais que polemizam a utilização dos temas. Como sugestão digo, não há problema nenhum em usar temas desde que sejam baixados legalmente e que o cliente não seja ludibriado achando que o site foi desenvolvido do zero. No demais existem milhares de temas no mercado que são atraentes e altamente personalizáveis.
Se não dá conta, procure um suporte
Muitas agências de publicidades e empresas de marketing digital contam com o trabalho de outras empresas para o desenvolvimento técnico da plataforma, como um parceiro. Isso reduz drasticamente os custos com mão-de-obra, pois esse tipo de fornecedor só é acionado quando necessário, deixando o quadro de funcionários mais enxuto e focado na estratégia e na criação.
Conclusão
A criação com WordPress é algo benéfico para criativos por vários motivos, os principais são:
- plataforma altamente personalizável;
- facilidade de gerenciamento de conteúdo;
- ecossistema completo com ótimos plugins;
- conta com atualizações constantes ao seu core;
- diversas integrações já predefinidas;
- plataforma altamente indexável pelos buscadores;
- facilidade de trabalhar estrategicamente o SEO.
Conhece mais vantagens ou desvantagens? Comente!
Opa! Não conseguimos encontrar o seu formulário.