Você está lendo:

Comprar temas WordPress ou desenvolver do zero?

Sobre:
Comprar temas WordPress ou desenvolver do zero?

Adquirir temas WordPress ou desenvolver do zero dentro da plataforma é uma discussão que já corre a um bom tempo, inclusive causando polêmica.

Aminy Gusmão
destaque-temas-wordpress

Adquirir temas WordPress ou desenvolver do zero dentro da plataforma, esse assunto já foi abordado pela Apiki em um webinar altamente recomendado, com Daniel Antunes. Pois bem, muitos designers gritam “sobrinho” quando veem um site que utiliza um tema WordPress. Como toda a internet os temas também evoluem, hoje há uma grande variedade de sites que comercializam templates com design limpo, bonito e otimizado, desenvolvido por empresas e profissionais capacitados e especializados.

Mesmo assim, ainda tem muita gente criando polêmica envolvendo este assunto. De um lado, a turma dos que defendem a ideia de que o desenvolvimento web deve ser sempre personalizado e que soluções prontas acabam “prostituindo” a profissão. Do outro, a turma que alega que o uso de template no desenvolvimento de sites é uma forma de otimizar o tempo do desenvolvedor e alcançar clientes com poder aquisitivo menor.

Desenvolver ou usar temas WordPress? Só depende de você.

Desenvolver ou comprar temas WordPress é definitivamente uma decisão que cada qual toma dependendo da necessidade. Porém, existem alguns “piratas” utilizando templates de maneira antiética e arriscada.

Para começar, baixar temas WordPress ilegalmente é crime, sem falar nos riscos e brechas de segurança que temas ilegais deixam.

Da mesma forma que ludibriar o cliente fazendo-o pensar que o template é uma criação sua, feita especialmente para ele, quando na verdade foi comprado é totalmente antiético. E ainda existe gente que faz as duas coisas e se dizem profissionais.

Dá para desenvolver a partir do tema?

Há quem faça isso, com o conhecimento e consentimento do cliente, é claro. Neste caso costumamos dizer que o  template é usado somente como base estrutural para o trabalho, sendo que o resultado final adquire as características de um projeto pré-definido. Assim, o cliente sabe que seu site será um template, algo que já está pronto e será somente adaptado às suas necessidades. quem opta por esse tipo de desenvolvimento, na maioria das vezes, são pequenos empresários que não podem arcar com os custos de um desenvolvimento personalizado. Em outros casos, a escolha por temas WordPress é para ganhar tempo, optando por um template cujas funcionalidades são exatamente aquilo que ele procurava para seu projeto.

De toda forma, existem clientes que optam por personalização completa, seja em busca de exclusividade ou de combinação na comunicação institucional da sua marca.

temas-wordpressMas quais são as vantagens de desenvolver do zero ou comprar temas WordPress?

Entenda melhor quando você precisa de um tema WordPress para seu site ou quando é melhor desenvolver do zero a partir das necessidades mais comuns.

Quando devo comprar um tema?

  • Quando o prazo é muito curto ou quando não se pode personalizar.
  • Quando não se tem o recurso financeiro para se aplicar na personalização, sendo assim, existem temas que correspondem com a necessidade do cliente, e em alguns casos com o preço muito menor.

Quais as vantagens?

  • Custo bem baixo.
  • Agilidade, menor prazo na entrega.

Quais as desvantagens?

  • Utilização de recursos que não precisam ter a utilidade de acordo com a sua necessidade.
  • Licenças de temas curtos.
  • Sem muito suporte e sem personalização.
  • Em alguns temas não existem traduções.
  • Não podem atualizar o tema ou editar.

Quando devo desenvolver do Zero?

Quais são as vantagens?

  • Maior flexibilidade no desenvolvimento.
  • Controle total do código, habilitar ou desabilitar bibliotecas.
  • Suporte total do tema.

Quais são as desvantagens?

  • O tempo de entrega e maior, desfavorecendo o cliente.

Pois bem, não existe uma melhor forma e sim o que melhor se aplica, de acordo com o tipo de perfil e a necessidade de cada cliente, prazo, orçamento e escopo.

Se você gostou desse artigo sobre Desenvolvimento WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este