Desde a sua fase de concepção um projeto web objetiva resultados, alcance e análise de métricas, uma experiência rica para os usuários e uma maior encontrabilidade pelos mecanismos de busca. Portanto, os projetos desenvolvidos em WordPress precisam que o tema em uso seja focado em SEO para potencializar as oportunidades.
Um tema WordPress focado em SEO precisa considerar vários fatores técnicos, de segurança, experiência do usuário e mobilidade. Esses fatores precisam ser considerados pelos desenvolvedores durante o desenvolvimento; pelo time de redação, comunicação e marketing durante as publicações e compartilhamentos sociais.
O que um tema WordPress com SEO precisa considerar
Os fatores são diversos, mas podemos simplifica-los através da lista abaixo.
- Ser mobile first ou no mínimo responsivo;
- Foco em performance;
- Implementar SSL para maior segurança e rankeamento;
- Implementar marcações de protocolos como Schema.org, Open Graph, Twitter Card, Microformats;
- Marcação HTML limpa e semântica;
- Adoção de técnicas de acessibilidade;
- Boa aplicação de técnicas de UX.
SEO em tema WordPress e o foco em mobile
Muito se fala em projetos mobile first, os profissionais tem encontrado um pouco de dificuldade na adoção e muito em função de mudar seu mindset a respeito. É um processo árduo, mas é preciso começar, se permitir ao erro.
Mas considere no mínimo que o tema WordPress seja desenvolvimento de forma responsiva. O Google já considera isso com um fator de rankeamento. Para você que não tem conhecimento técnico considere essa ferramenta para analisar se o site em questão é mobile friendly.
Marcações HTML e os protocolos
Uma marcação HTML deve ser semântica para permitir que os robôs leiam as informações e consiga interpretar seus significados, além de ajudar os leitores de leitura guiar melhor seus usuários.
Um bom tema WordPress com foco em SEO precisa considerar o uso de protocolos que potencializam as integrações, experiência do usuário, compartilhamento social e uma maior facilidade na indexação dos conteúdos do site.
HTML 5
A quinta versão do HTML deve ser considerada na codificação do tema WordPress que deseja ser melhor indexado. O desenvolvedor precisa explorar do seu potencial semântico, modernidade, e possibilidades diversas para esse novo universo desafiador e mobile.
O Protocolo Open Graph e o Twitter Card
O protocolo Open Graph quando adotado em temas WordPress permitem com que as páginas sejam objetos mais ricos no diagrama social. Através dele qualquer página web passa a ter as mesmas funcionalidades do que qualquer outro objeto no Facebook.
Esse mesmo protocolo também é considerado por outras redes e mecanismos para personalizar o compartilhamento da página e assim melhor a experiência e potencial de compartilhamento. Já o Twitter considera o Twitter Card para agregar elementos ricos aos tweets.
O potencial do Schema.org
Através da adoção do Schema.org, os desenvolvedores agregam mais semântica em seus temas WordPress e por conseguinte melhoram o SEO do projeto. Os schemas contribuem para termos dados mais estruturados nas páginas web.
Gigantes como o Google, Microsoft, Yahoo e Yandex, por exemplo, estão por trás desse protocolo e os esforços vão além das páginas web, uma vez que o objetivo é estruturar todos os dados disponíveis na internet.
Os elementos On-Page em temas WordPress
É sabido que os editores de conteúdo são os responsáveis por publicar os conteúdos nos sites e blogs e consequentemente se preocuparem com os elementos On-Page das suas publicações. No entanto, os temas WordPress para SEO precisam ir além e ser um grande aliado.
Há elementos On-Page a serem utilizados que potencializam a indexação dos mecanismos de busca que os temas devem utilizar através de uma implementação própria ou com o uso de plugins que possam ajuda-los.
Os elementos On-Page importantes de serem considerados:
- Fazer uso de uma única tag H1 e usar os demais títulos adequadamente e com respeito a hierarquia;
- Títulos de páginas bem estruturados;
- Meta Description;
- URLs transparentes e curtas;
- Imagens otimizadas e o uso do atributo alt;
- Links internos;
- Ter uma experiência mobile;
- Bom carregamento;
- Ser responsivo e amigável aos dispositivos móveis.
Segurança sempre em pauta
A codificação PHP dos temas WordPress precisa levar em consideração aspectos de segurança para evitar ataques e não abrir portas que facilitem a vida dos atacantes.
A implementação de certificados de segurança, o SSL, além de ajudar na segurança criptografando os dados trafegados também contribuem para uma melhor indexação por mecanismos de busca. Essa questão já é uma realidade e o SSL deixou de ser exclusividade em lojas virtuais e sites de instituições financeiras.
SEO e temas WordPress
Um tema WordPress deve ser focado em SEO para garantir ao projeto web um melhor resultado na SERP dos mecanismos de busca, contribuir para uma indexação mais rápida e efetiva e permitir explorar o potencial de tráfego oriundos do Google e similares.
Opa! Não conseguimos encontrar o seu formulário.