A constante WP_ALLOW_REPAIR quando utilizada, ativa o recurso nativo do WordPress para reparar tabelas corrompidas no banco de dados. O mesmo recurso também pode ser utilizado para, além de reparar, otimizar as tabelas.
Se você é um profissional mais experiente, com conhecimentos avançados, prefira o uso de ferramentas próprias para gestão de banco de dados, ou o inabalável terminal.
Como usar a constante WP_ALLOW_REPAIR
Essa constante deve ser colocada no arquivo wp-config.php. Seu valor deve ser um booleano true. Assim:
define( 'WP_ALLOW_REPAIR', true );
Uma vez adicionado essa configuração ao arquivo e, obviamente, salvá-lo, acesse a seguinte URL:
/wp-admin/maint/repair.php
O WP exibirá a seguinte interface:
Uma interface simples e explicativa com duas alternativas: reparar o banco de dados ou reparar e otimizar o banco de dados. A diferença entre ambas é que na segunda alternativa uma otimização será realizada após o reparo.
O resultado será apresentado da seguinte forma:
Elimine a configuração após o uso
Banco de dados deve ser reparado, e/ou otimizado, quando necessário. Isso deve ser feito por pessoas autorizadas. Logo, após fazer uso do recurso considere remover a constante WP_ALLOW_REPAIR do arquivo wp-config.php.
Caso contrário, qualquer pessoa poderá realizar essas operações custosas em seu banco de dados e comprometer a performance e funcionamento da sua aplicação.
O arquivo /wp-admin/maint/repair.php quando acessado sem a presença da constante exibe a seguinte mensagem indicativa ao usuário:
Faça bom uso do recurso quando necessário. Ou seja, quando precisar reparar automaticamente os problemas no banco de dados da sua instalação WordPress. Bem como for necessário otimizá-lo.
Esse recurso nativo da plataforma ajuda tanto na solução de problemas comuns, quanto simples simples. Pela simplicidade de uso é uma grande alternativa para pessoas com poucas experiências em banco de dados, bem como por aqueles até mais experientes que precisam de uma alternativa rápida e prática.