Um novo tema padrão do WordPress já está sendo construído para a versão 4.7. que deve sair só no fim do ano. O novo tema padrão será lançado em breve, tem como designer Mel Choyce (@melchoyce) que definiu um visual moderno. O foco desse tema padrão do WordPress 4.7 está ligado principalmente a site de negócios ou vitrine produto.
O que um tema padrão do WordPress deve ter?
Em se falando da parte de programação todo novo tema padrão deve estar apto às mais novas e melhores práticas de codificação e excelência técnica. No quesito estético, um tema padrão deve ser por natureza mais moderno, dinâmico e flexível o bastante para suportar temas criança e, ao mesmo tempo, incentivar a personalização.
Assim, um tema padrão deve funcionar bem para sites e blogs, exibindo um design agradável e diferenciado do seu predecessor. Basicamente, um tema padrão não se preocupa em agradar a todos, mesmo porque não conseguiria. Sua intenção é a mesma do WordPress, constante evolução para quem consegue vislumbra o que pode ter além de um tema.
Creio que um dos requisitos mais importantes ligados a esse assunto é a internacionalização de temas padrão, eles devem ser codificados para um mundo cada vez mais globalizado, sempre prontos para a tradução. É claro que esse processo torna o código mais complicado, mesmo assim é uma saída viável para muitas pessoas que usam o WordPress, mas não dominam o mesmo em inglês.
Por que os temas padrão mudam todos os anos?
O primeiro tema padrão foi lançado em 2005 e recebeu o nome de Kubrick, este tema não recebeu nenhuma modificação durante cinco anos. A experiência não foi tão legal e depois de tantos um novo padrão iniciado, chamado Twenty Ten e assim, todos os anos um novo Twenty … é lançado.
O Projeto Twenty foi criado para dar um prazo para o tema, criando uma periodicidade certa de cada novo tema padrão. Tudo o que rolou nos cinco anos entre o tema Kubrick e o tema Twenty Ten não funcionou muito bem. Muitos conflitos aconteciam graças a mentalidade de querer mostrar tudo o que é possível no núcleo, totalmente educacional em todos os aspectos, super boa aparência, e tentar resolver todos os problemas de um tema pode resolver. Ou seja, o Kubrick falhou por tentar agradar a todos.
O que podemos esperar do Twenty Seventeen?
Mal saiu o WordPress 4.6 e a versão do 4.7 já está sendo trabalhada, mas o assunto aqui será tema padrão que será lançado com a nova versão que vem aí e o que podemos esperar desse tal Twenty Seventeen.
Está claro nas declarações de lançamento que o Twenty Seventeen está focado em oferecer novas funcionalidades e melhorias. Além de chamar a atenção pelo visual, ele promete uma configuração tema inicial perfeita para que qualquer um possa criar seu site ou da sua empresa, com o mínimo de confusão. Vamos listar as principais novidades:
- Conteúdo fictício para previews ao vivo;
- Visibilidade no Customizer dos ícones de edição;
- Melhoria no fluxo de utilização de uma página estática;
- As imagens de cabeçalho foram expandidas e podem ser personalizadas para incluir vídeo.
Além de Mel Choyce cuidando do visual, Laurel Fulford (@laurelfulford) e David Kennedy (@davidakennedy) estão cuidando do desenvolvimento do tema. Mas a equipe ainda não está totalmente completa e buscam mais pessoas, desenvolvedores novos e experientes que conheçam sobre tema.
Você se interessou? então acesse a página do WordPress.org e se informe mais sobre como você pode participar e ajudar.
Gostou do artigo? Então comente, curta nossa página e compartilhe. Sua participação é muito importante para que possamos continuar a escrever nossos artigos.
Referência: https://make.wordpress.org/core/2016/09/09/say-hello-to-twenty-seventeen-%F0%9F%91%8B%F0%9F%8F%BD/