Atualização no customizer prevê melhor aproveitamento da API

Com as melhorias do customizer, o usuário terá que obrigatoriamente preencher os campos para título, título dos widgets e itens de menu.

customizer

O WordPress se destaca no mundo tecnológico por ser flexível o suficiente para ser personalizado do jeito que você desejar. A equipe de desenvolvimento dessa plataforma trabalha arduamente para manter seu sistema atualizado, trazendo melhorias e novas funcionalidades para os seus usuários e os desenvolvedores. Em agosto de 2016 uma nova atualização será lançado, e nesse artigo daremos ênfase à API Customizer.

O que é customizer

Customizer é uma API para visualização em tempo real das alterações feitas no tema que vocês esteja desenvolvendo ou utilizando, tendo as opção de personalização da identidade do site, imagem do cabeçalho, menus, widgets e qualquer outra que o desenvolvedor do tema queira adicionar. A utilização do live preview (pré-visualização ao vivo) é excelente para os usuários preverem suas alterações no tema antes de salvar e colocar o conteúdo no ar. O usuário inclusive poderá fazer suas alterações mesmo que o tema não esteja ativo.

Alterações previstas

Para melhor aproveitamento da API, algumas melhorias para validação de dados informados foram implementadas:

  • Validação das configurações no servidor antes de salvar.
  • Exibição de mensagens de erro de validação de servidor e de cliente JS.
  • Rejeição de todas as configurações feitas se um é inválido.

Com essas melhorias em mente, o usuário agora terá que obrigatoriamente preencher os campos para título, título dos widgets e itens de menu. Assim sendo, as alterações feitas só serão salvas quando tiver cumprido com esses requisitos.
Quando ocorrer de ser informado algum termo com a letra minúscula, o WordPress irá automaticamente ajeitar para letra maiúscula.

Conclusão

Para utilizar o Customizer não é necessário nenhum conhecimento técnico para fazer as modificações. A finalidade dessas alterações é manter claro as validações feitas, proporcionando um bom desempenho para o usuário.

Espero que tenham gostado do texto e das  novidades do WordPress 4.6. Deixe seu comentário, ele é muito importante.

 

  • Rodrigo Vieira da Silva

    Parabéns Grazielle, pelobpost produzido. Eu ja venho utilizandoba API, e confimo realmente tudo o que você disse, uma API fantástica.