Fontes nativas na versão 4.6 do WordPress

2
fontes-nativas-wordpress-4-6

Fontes nativas serão uma realidade na nova versão do WordPress, a partir do WP 4.6 este novo recurso será incorporado ao core da plataforma para dar mais rapidez e conforto visual aos usuários. Além de suporte facilitado por fazer parte do código da nova versão.
Hoje, no painel administrativo para exibições de texto, o WordPress utiliza as fontes do Google por padrão, por questões de: layout responsivo, serem aceitas pela maioria dos sistemas operacionais, segurança, otimização e antigamente o número de fontes por dispositivos era limitado, sendo a melhor opção encontrada na época.

Qual a vantagem de se ter fontes nativas no WordPress 4.6?

As fontes do Google podem ser facilmente carregadas por qualquer sistema web independente de plataforma. Uma forma para sua utilização através do CSS é no atributo “font-family” passando como parâmetro a url disponibilizada pelo site Google Web Fonts.

A recorrente mudança de tecnologia, o aparecimento de novos dispositivos e sistemas carregando mais fontes nativas, fez com que o cenário mude, agora na versão 4.6 do WordPress iremos utilizar fontes nativas que serão carregadas mais rapidamente, teremos um melhor suporte de idioma e os sistemas web serão mais parecidos com os aplicativos nativos.

O conjunto de fontes que utilizamos por padrão no WordPress é a Open Sans, sendo substituída pela Font Natively que cobre os principais sistemas operacionais incluindo Android, iOS, Windows e Linux.

Através de estatísticas e fontes de divulgação como a W3Techs conseguimos saber o percentual de sites que utilizam o WordPress, que hoje é cerca de 26.6% de todos sites, levando em consideração que hoje temos um grande número de ferramentas de desenvolvimento e plataformas o WordPress se manteve em destaque pois desde sua criação o número de usuários se manteve crescente.

Conclusão

O WordPress 4.6 uma plataforma Open Source com este upgrade nos mostra a continua busca pela evolução e nos traz outras novidades que irá melhorar em muito o desenvolvimento com a plataforma, acompanhem as novidades aqui no blog da Apiki.

Deixe aqui o seu comentário.

  • RAFAEL BOSI

    Em meu site, essa ferramenta fez desconfigurar e eu não estou sabendo ajustar.
    Alguma dica?

    • Leandro Vieira

      Oi Rafael,

      Você diz que a atualização da nova versão do WordPress desconfigurou o site? Se sim, restore o backup, caso contrário será preciso identificar esses detalhes e atuar em cada um. O ideal é sempre atualizar em ambiente de testes primeiro.