Início » Desenvolvimento WordPress » Quais os tipos de plugins WordPress
Desenvolvimento WordPress

Quais os tipos de plugins WordPress

Como já dito anteriormente, todos os tipos de plugins WordPress são complementos que agregam ou modificam funcionalidades em um site WordPress.
julho de 2016 /3 min de leitura
Conteúdo escrito por humano
destaque-tipos-plugins-wordpress

Como já dito anteriormente, todos os tipos de plugins WordPress são complementos que agregam ou modificam funcionalidades em um site WordPress. Usado criteriosamente (ou não) como ferramentas que oferecem funções para que cada usuário possa personalizar seu website WP atendendo as necessidades de cada projeto.

Tipos de plugins WordPress, quais são eles?

tipos-plugins-wordpressAssim como já foi mostrado em um outro artigo falando sobre os tipos de temas, os tipos de plugins WordPress também se dividem em três categorias basicamente: gratuitos, comerciais (ou pagos) e desenvolvimento personalizado. Cada um desses modelos de plugins atendem a inúmeras demandas importantes para desenvolvedores, gestores de projetos e de conteúdo.

Plugins gratuitos

É muito comum encontrar plugins gratuitos no repositório do WordPress.org, além dos já conhecidos temas. Grande parte das vezes esses plugins são criados por desenvolvedores independentes, muitos dos plugins gratuitos acabam ganhando notoriedade por suas funcionalidades, alguns sendo incluídos ao core das versões posteriores do WP.

Existem também os plugins gratuitos desenvolvidos por empresas especializadas que, em sua maioria, oferecem uma versão gratuita (free) e, mediante a pagamento, uma versão mais completa e repleta de mais funcionalidades.

Plugins comerciais/pagos

Existem empresas especializadas em desenvolver soluções para usuários da plataforma WP. Na maioria das vezes, essas empresas ofertam essas soluções em forma de plugins, algumas tão abrangentes que oferecem uma versão básica gratuita e uma mais parruda como dito no tópico anterior. Mas existem aqueles plugins pagos, que só pagando mesmo.

Plugins personalizados

O último tipo de plugin WP é, muitas vezes chamada de UTI (última tentativa do indivíduo) por ser, na maioria das vezes procurado por último. As pessoas buscam uma solução personalizada basicamente porque seu nicho de trabalho ou funcionalidade do site é muito específica ou porque simplesmente querem exclusividade.

Uma pessoa com conhecimento avançado em programação e desenvolvimento é capaz de desenvolver seu próprio plugin ou de modificar um que já exista com base em atender suas próprias necessidades.

Não é difícil encontrar profissionais independentes ou empresas especializadas capacitadas a criar e, o que é mais importante, dar suporte a esse plugin, como atualizá-lo ao core quando houver alguma atualização.

Conclusão

Juntando os três tipos de plugins WordPress cria-se um universo de opções para implementações de projetos, com mais de 45 mil plugins e mais de 1,3 bilhão de downloads até o momento que esse artigo foi escrito. Se você tiver algum problema para complementar seu projeto é bem possível haja um plugin que o ajude. Caso não haja, sugiro que você compre um personalizado ou melhor, crie seu próprio plugin WP.

O que você achou do artigo, espero que tenha ajudado. Aguardo seu comentário.

Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

  1. […] si. Pessoas com acesso ao código do site, seja hacker ou não, podem modificar scripts de temas, plugins ou do próprio código, criando uma falha na resposta do servidor à requisição do usuário. […]

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login