Início » WordPress SEO » WordPress SEO | Otimização de sites
WordPress SEO

WordPress SEO | Otimização de sites

Há quem diga que o Google ama o WordPress SEO e é uma pergunta que há muito tempo me faço: Google e WordPress SEO se paqueravam e hoje estão em lua de mel?
junho de 2016 /5 min de leitura
Conteúdo escrito por humano

Há quem diga que o Google ama o WordPress SEO e é uma pergunta que há muito tempo me faço: Google e WordPress SEO se paqueravam e hoje estão em lua de mel? Risos!

É uma pergunta séria! Uma vez que, para a variedade de palavras-chave, um universo imenso de semântica, podemos perceber uma predominância bem óbvia de resultados de sites ou blogs baseados em WordPress. É possível otimizar WordPress SEO no Google?

  • WordPress, com modelo responsivo, funciona muito bem em dispositivos móveis;
  • A arquitetura do framework é bastante “lógica”;
  • O WordPress SEO permite que você trabalhe em parâmetros de SEO mesmo que não diretamente pelo core, mas também com plugins ou por meio de taxonomias;
  • WordPress SEO é poderoso: uma boa organização e utilização sensata dos plugins permitem que você obtenha bons resultados.

WordPress seo

Será mesmo que o Google ama WordPress SEO?

No entanto, tudo isso não é suficiente para argumentar que o Google ama o WordPress SEO: um motor de busca não discrimina uma “marca” e recompensa ou penaliza uma plataforma em detrimento de outra. É mais fácil dizer que o Google premia a qualidade das páginas, desde que cumpram os requisitos essenciais de um bom SEO:

  • Conteúdo é rei: produzir conteúdo de qualidade é regra fundamental para indexação e otimização de uma página ;
  • O <title> tag: depois do conteúdo, esse é o parâmetro mais importante em SEO para a página: o nosso maior foco;
  • O <description>: atenção redobrada para a descrição. Lembrando que esta frase é a que será lida nos buscadores, onde os nossos concorrentes disputam por uma posição melhor. Ninguém estará nos primeiros lugares com uma descrição ‘meio médio’! ( Para otimizar a descrição você deve usar um plugin e uma excelente opção é o WordPress SEO por Yoast);
  • URL amigável! Chega de URLs incompreensíveis, uma vez que podemos torná-las mais ‘atraentes’ com .htaccess e mod_rewrite;
  • Formatar o texto com h1, h2, ordem e correções ortográficas é muito importânte;
  • Linkar textos com textos relacionados a outros textos ou páginas para uma boa ligação interna;
  • Atributos <alt> e <title> com as palavras-chave nas imagens definidas para indexar e ranquear a página.

WordPress seo wins

Nada de novo? Isso mesmo, nada de novo! Mas refletindo também sobre a lista aqui em cima, podemos dizer que o WordPress SEO em seu ‘backoffice‘ fornece todas as características descritas e simplifica o máximo de SEO, tornando-o disponível a todos. O WordPress SEO é o suficiente para seguir o caminho lógico da inserção contida no ‘backoffice’ e a otimização de um site se torna muito natural. Logo, podemos concluir que sim, o WordPress é o crush do Google e todo mundo sabe! 

SEO: Mito ou verdade?

SEO – Search Engine Optimization ou Otimização de Sites é um conjunto de práticas e técnicas que visam melhorar o posicionamento de um determinado site em mecanismos de busca, como Yahoo, Bing e Google. Uma vez que essas técnicas, do ponto de vista do mecanismo de busca, são qualidades do site e de sua relevância na web.

Para alguns especialistas, SEO não existe e o que existe, na verdade, é um site muito bem feito, e com excelente conteúdo.

O que não deixa de ser verdade, porém, o que seria um site muito bem feito ou um conteúdo excelente? Ok! Nem todo mundo gosta realmente de conteúdo, além do mais, bom conteúdo é algo muito subjetivo: matéria de opinião ou artigos de inúmeras categorias. Podemos então afirmar, desde já, que esses mecanismos de busca gostam de algum tipo de “bom” conteúdo e que se você não tiver esse “tipo” de bom conteúdo não estará bem posicionado, ou pelo menos encontrará mais dificuldades para aparecer nas primeiras posições desses buscadores.

WordPress SEO _tecnicas

Depois de observar esses pontos, podemos afirmar que SEO existe sim, porque ele elimina sites do ranking e cabe a nós investigar a filosofia do SEO para entender o que deve ser feito para obtermos bons resultados ao invés de sermos eliminados dessas páginas. Em outras palavras, precisamos refletir para entender o que é SEO. Porque não é assim tão simples.

Entenda SEO mais a fundo

Muitos especialistas gostas de se referir a SEO usando o termo “encontrabilidade”. Nesse centário, encontrabilidade é tornar uma empresa localizável nos mecanismos de busca para palavras-chave relevantes ao seu negócio, mas SEO é muito mais que apenas deixar sua empresa “achável” no Google. Esse é talvez apenas o objetivo do SEO e não o que consiste exatamente o trabalho de SEO. Encontrabilidade é algo que a publicidade tem como objetivo comum, e focar em SEO é algo realmente fantástico, porque no Google as empresas são encontradas ao invés de procurar por seus clientes. Isso é fundamental para compreender a filosofia do SEO.

Descartamos as hipóteses de que SEO é só encontrabilidade ou que SEO não existe, mas ainda fica um pouco vago o que é SEO. Acredito que a melhor definição para SEO é, na verdade, um conceito: SEO consiste em pensar como um buscador e compreender quais critérios esse buscador usa para avaliar de fato um site/página e assim ranqueá-lo.

Agora que já sabemos que o Google ama o WordPress SEO e entendemos um pouco mais sobre como os buscadores funcionam, fica mais fácil pensar em conteúdo relevante e como construir um site encontrável nos motores de busca. Mãos a massa!

Qual nota você da para este artigo?
Ruim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Excelente
Artigos Relacionados

  1. […] Realizar o Marketing para que o Google e outros buscadores encontre seu site pelos robôs e motores de buscas (SEO). […]
  2. […] falar sobre a importância do SEO depois de assistir a uma palestra do Felipe Bazon pela SEMrush. Este que é um dos maiores […]
  3. […] Hoje, a cada quatro sites que estão na web, um é em WordPress, um dos principais motivos do CMS ser tão usado é a facilidade de indexação desta plataforma pelo Google e demais buscadores web. Além disso, existem diversos plugins disponíveis para a plataforma, como o famoso Yoast SEO, que facilitam a vida do gestor de conteúdos na hora de editar as postagens que serão publicadas. Atualmente, de nada adianta tem um site, se ele não pode ser encontrado pelos motores de busca, por isso que o WP se destaca. Ter um site WordPress é ter um site totalmente otimizado para SEO. […]
  4. […] quando pensamos em SEO. Agora você vai entender o que são as meta tags e como trabalhar tag e SEO para WordPress, utilizá-las da melhor maneira para obter resultados reais com o posicionamento do seu site no […]

Construa seu site WordPress sob medida com os maiores especialistas em WordPress da America Latina
Conheça a Apiki

Faça um comentário
Cadastre-se rápido

Fazer Login