Twenty Sixteen: conheça o novo tema padrão do WP 4.4

A versão mais recente do WP conta um novo tema padrão, cheio de novidades. Veja as novas funcionalidades e como usá-lo em seu projeto.

A versão 4.4 do WordPress veio com o tema padrão completamente reformulado, mas já seguindo a tendência dos últimos temas: visual clean e de fácil configuração. O tema Twenty Sixteen, com design de Takashi Irie, foi trabalhado seguindo a teoria do mobile first, em que tudo foi pensado para atender aos dispositivos móveis para depois seguir para telas maiores (desktops).

Em uma primeira observação, percebemos que o tema se adequa muito bem para o uso, tanto em blogs quanto em sites. É possível trabalhar com ou sem lateral (sidebar), assim como customizá-lo a partir de 5 esquemas de cores (Padrão, Cinza, Preto, Vermelho e Amarelo). Mesmo havendo cores pré-definidas para tais esquemas de cores, temos a flexibilidade de alterá-las para melhor se encaixarem na identidade visual do seu projeto.

Esquema de cor amarelo - Twenty Sixteen
Esquema de cor amarelo – Twenty Sixteen
Esquema de cor cinza - Twenty Sixteen
Esquema de cor cinza – Twenty Sixteen
Alteração de cores - Twenty Sixteen
Alteração de cores – Twenty Sixteen

A exibição do resumo logo abaixo do título, imagens mesmo definidas para serem exibidas com tamanho completo, mas redimensionadas de forma a caberem na área de conteúdo, também fazem parte do pacote de implementações do tema Twenty Sixteen.

Resumo de post e imagem em tamanho completo no post
Resumo de post e imagem em tamanho completo no post

O que permanece no Twenty Sixteen de outros temas padrão

Como no tema padrão anterior (Twenty Fifteen), o Twenty Sixteen permite que o upload de imagens de cabeçalho, assim como de fundo seja feito. Com isso, ainda temos mais possibilidades de personalização. Uma coisa bastante interessante que também permaneceu foi a área de menu exclusiva para links de redes sociais. Ao identificar o link inserido, automaticamente o ícone referente à rede social é exibido, graças ao Genericons, fonte usada pelo WordPress para geração de tais ícones.

Menu de redes sociais - Genericons
Menu de redes sociais – Genericons

A definição de favicon, nativa desde a versão 4.3 do WordPress, permanece. Pelo painel administrativo, você define o ícone para o seu projeto, restando para o WP recortá-lo para os diferentes dispositivos que fazem uso desse recurso.

Favicon - Twenty Sixteen
Favicon – Twenty Sixteen

Veja abaixo algumas imagens do Twenty Sixteen em ação:

Para developers

Se você é desenvolvedor, seguem alguns links interessantes para saber mais a respeito do novo tema padrão da versão 4.4 do WordPress:

E você? O que achou do Twenty Sixteen? Fique ligado em nosso blog, pois daremos mais detalhes sobre a versão 4.4 durante todo o dia. 🙂

Saiba tudo sobre a versão 4.4 do WordPress