Para mostrar sobre robustez e escalabilidade de uma infra com CDN, farei mais uma das minhas comparações esdrúxulas.
Robustez e escalabilidade unidos
Por que o faquir não se fere ao se deitar em uma cama de pregos? Porque cada prego sustenta apenas uma pequena parte do peso total do seu corpo. Caso ele se deitasse em cima de uma cama com uma dezena de pregos, certamente sairia espetado.
Com a tecnologia de CDN é basicamente a mesma lógica. Sua robustez está principalmente em dividir o peso dos acessos em servidores secundários espalhados pelo mundo. Assim, ao invés do peso dos acessos cair apenas no servidor central, ele é dividido entre as CDN.
Robustez
A importância dessa robustez está exatamente em segurar toda a instalação. Muitas pessoas sofreram e ainda sofrem com queda de site causada por sobrecarga de acessos. Essa situação frustrante, pode ser evitada graças à arquitetura típica das CDNs por por dois motivos:
- Em caso de queda a requisição é repassado para o próximo PoP(Point of Presence – Ponto de Presença). Isso assegura menor tempo de inatividade e uma experiência final muito mais agradável para seu usuário.
- Por absorver a maior parte das requisições, a carga nos servidores de origem sofre uma redução.Assim a CDN libera os recursos do datacenter para atender melhor a demanda por itens não “cacheáveis”.
Escalabilidade
Na maioria das vezes não dá para prever um pico de tráfego. É claro que para toda ação existe uma reação: um post que viraliza, um hiperlink que cola, uma promoção que funcionou bem pode tirar um site do ar, se não estiver preparado para o pior. Uma hospedagem convencional não suporta um volume muito além do tráfego médio. Ou eles desativam o site ou o deixam mais lento.
A CDN ajuda a evitar esse problema. Como o conteúdo estático do seu site é armazenado em cache nos servidores de borda, o servidor de origem fica aliviado. Assim, a maioria dos recursos são entregues através dos servidores de cache e da rede da CDN. O servidor de origem não precisa lidar com o alto número de requisições e com a surpresa por altos volumes de tráfego.
Conclusão
Mesmo com todas as ações que podem evitar, assim como remediar um site lente como: compactar imagens, otimizar código, etc. Sempre é necessário buscar algo a mais em uma hospedagem de qualidade.
Com a robustez e a escalabilidade de uma rede com CDN o seu site fica mais estável e escalável com o menor esforço possível. Evitando indisponibilidades que custariam dinheiro e prejudicariam a reputação do seu negócio.