Você está lendo:

Entenda a importância da imagem em blog posts

Sobre:
Entenda a importância da imagem em blog posts

Certamente não é “tudo”que devemos nos apoiar, mas a importância da imagem para o SEO é algo a ser considerado bem de perto.

redacao
importancia-da-imagem-destaque

Para entender a importância da imagem em um blog post é preciso saber primeiramente que ela é um dos critérios básicos de de interação com o seu público. Assim como links de outras postagens, palavras-chave, tags, títulos, H2, tag strong, tag em, atributo alt e demais ações básicas para a boa navegação do usuário e para melhorar o posicionamento orgânico do seu site ou blog em WordPress.

A importância da imagem para o leitor e para o buscador

Já diz o dito que “uma imagem diz mais que mil palavras”, é interessante como uma imagem ilustra bem uma situação, fato, notícia ou processo a ser seguido. Dessa forma os buscadores se importam (e muito) com a coerência das imagens e como elas são formatadas dentro da sua postagem.

Coerência

Não confunda alhos com bugalhos, o Google e demais buscadores da web certamente não confundirão. Não é nem um pouco aconselhável colocar uma imagem que não tenha nada a ver com seu conteúdo, caso contrário a importância da imagem se perde junto com sua relevância para os motores de busca. Da mesma forma, milhares de pessoas, antes de ler um conteúdo acabam apenas “passando o olho” no que está dentro do post, observando títulos, subtítulos, se tem vídeos e o tamanho da postagem. Imagine se o post propõe em todos os quesitos que o assunto abordado é pecuária (por exemplo), caso o leitor se depara com imagens de turbina de avião ou pão com durex, certamente seu interesse será reduzido. Pense nisso, não basta ter uma imagem, ela deve fazer parte do contexto e, mais do que isso, deve chamar a atenção do leitor.

Atributo Alt

OK, os buscadores interpretam imagens e sabem diferenciar um gato tocando piano de um Jeremias José. Mas nem sempre essa interpretação é exata, é aí que entra o atributo ALT que quer dizer apenas “texto alternativo” algumas das vezes os motores de busca recorrem ao atributo ALT para saber o que tem na imagem.

Existem mais dois motivos para dar atenção total a esse recurso. Quando a imagem não abre, é o texto que você coloca no campo do atributo ALT que aparece no lugar. O último motivo é o mais nobre, se caso você tiver leitores do seu conteúdo que são cegos, com uma boa marcação do atributo ALT você garante uma ótima experiência dele em seu site.

Otimização das imagens

WordPress PerformanceMenos é mais, principalmente no caso de espaço em servidor. Por isso não foque apenas na importância da imagem, atenção também em como ela é postada. Todo arquivo de imagem vem carregado de dados com diversas referências que não servem para nada na hora de postar. A sugestão é se livrar desses dados utilizando plugin ou sites que realizam o trabalho de otimizar as imagens, observe que eu disse otimizar e não reduzir. A consequência da redução é a perda de qualidade, mas otimizando você mantem a qualidade por menos espaço no servidor, consequentemente você irá gastar menos. Além disso seu site terá um ganho em performance deixando seu site mais rápido e gastando muito menos do pacote de dados do seu usuário que, acredite ou não, já está no mobile faz tempo, mas isso é outro assunto.

Faça um teste agora mesmo com o Google PageSpeed Insigths

Dimensões

Para você que ainda não usa o WordPress, lembre-se sempre de declarar as dimensões de suas imagens em pixels, caso contrário o navegador do seu usuário terá que baixar a imagem para assim descobrir seu tamanho. O resultado é uma experiência horrível no carregamento da página, que certamente estará bem mais lenta por conta dessa tarefa do navegador.

Como eu disse, isso é uma preocupação de quem ainda não tem seu site em WordPress, pois a plataforma já realiza a padronização, redimensionamento e declara o tamanho da imagem automaticamente e direto no código HTML. Enfim, ele faz o trabalho para você.

Descrição

Descreva bem a sua imagem, ter uma descrição ligeiramente longa faz todo o sentido para a experiência do usuário, principalmente em conteúdos de tutoramento, é muito mais interessante ter as descrições junto a imagem do que soltas texto afora.

Sitemap

Esta forma de deixar a imagem mais importante para os buscadores, melhorando sua indexação. Para isso o buscador tem que encontrar a sua imagem na web, aí entra o bendito sitemap gerado especialmente para imagens. Assim, o arquivo inclui a URL e se você quiser, o título e o footer da foto também, aumentando as chances de cada imagem ser indexada.

Nome do arquivo

Seja coerente nos nomes dos arquivos também, lembre-se de que as aranhazinhas do Google leem todos os códigos e isso inclui o nome. Portanto, crie um nome:

  • Coerente – um nome que não tem nada a ver com o contexto não é algo legal para se fazer;
  • Curto – cada imagem tem sua URL, enquanto menor a URL, melhor;
  • Palavra-chave – o nome com a palavra-chave valoriza o tema e te ajuda com o posicionamento orgânico;
  • nome-separado-por-traços – Ter uma nomeclatura dessa forma facilita a leitura do código.

Links nas imagens

Esta serve mais para quem utiliza imagens maiores, como quem tem sites ou blogs contendo tutoriais ou imagens que ficam melhores abertas separadamente. você pode é claro colocar o link da própria imagem, facilitando a reabertura dela no tamanho completo em um smartphone, por exemplo.

Conclusão

Certamente imagem não é “tudo”que devemos nos apoiar, mas a importância dela para o SEO é algo a ser considerado bem de perto.

Espero que tenham gostado do artigo. Deixe seu comentário.

Se você gostou desse artigo sobre WordPress SEO, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este