Você está lendo:

Motivos para obter uma hospedagem gerenciada para seu site

Sobre:
Motivos para obter uma hospedagem gerenciada para seu site

Os principais motivos que levam uma empresa buscar uma hospedagem gerenciada são: segurança, estabilidade, performance, comodidade e assistência.

Aminy Gusmão
hospedagem-gerenciada

A maioria das pessoas que buscam uma hospedagem para site nem faz ideia do que vem a ser uma hospedagem gerenciada. Pois bem, esse é um tipo de hospedagem que vai além do que normalmente as empresas de hosting oferecem. Como o próprio nome diz, o serviço é mantido sob gerência, ou seja, monitorado.

Por que alguém busca o serviço de Hospedagem gerenciada?

A maioria das grandes empresas de hospedagem oferecem a hospedagem gerenciada. Cada empresa tem um tipo de plano e consequentemente, preço.

Os principais motivos que levam uma empresa ou pessoa buscar esse tipo de serviço são: segurança, estabilidade, performance, comodidade e assistência.

Um host gerenciado deve oferecer no mínimo todos os quesitos apresentados anteriormente. Todos os serviços básicos estão de alguma forma interligados, não há como garantir que um seja entregue sem que o outro esteja em bom funcionamento, vamos começar pelo básico.

Segurança

hospedagem-gerenciada-cloudEm se tratando de sites atualmente, segurança já não é mais um diferencial. Como boa parte dos servidores onde são hospedados os sites gerenciados são virtuais, algumas regras devem ser seguidas. Principalmente se estiverem em um tipo de cloud shared, a famosa hospedagem compartilhada.

Normalmente o site a receber a hospedagem deve ser confiável, em se tratando de WordPress, o tema e todos os plugins não devem conter brechas de segurança. Imagine como seria inconveniente que seu site saísse do ar por culpa de outro site? Muitas empresas, oferecem serviços e upgrades adicionais para que todos os sites fiquem em pé de igualdade em questão de segurança. E, pensando bem, devem oferecer mesmo, pois sem segurança, não há como oferecer os demais serviços e vantagens.

A maioria das empresas de hospedagem utilizam a certificação digital de segurança Let’s Encrypt para oferecer o protocolo HTTPS aos clientes do host. Este certificado de segurança é muito confiável e gratuito, facilitando a vida da contratada e não influenciando muito no preço pago pelo contratante.

Estabilidade

Talvez esse seja o ponto principal para a escolha da empresa e tipo de hospedagem. Ninguém contrata um serviço de host que deixe o site cair invariavelmente de tempos em tempos. De qualquer forma, o gerenciamento da hospedagem utiliza de diversas ferramentas para manter sob “vigilância”. Caso haja um possível problema em vista, ele é solucionado antes mesmo que o site “caia”.

Os problemas mais comuns que “derrubam” um site são:

Múltiplos acessos – quando o site não está preparado para receber tantos usuários;
Segurança – navegador identifica que o conteúdo do site é inseguro e acaba barrando o mesmo;
Erro fatal no código – se o código apresenta algum erro não reconhecido pelo servidor o site acaba não abrindo;
Erro de conexão – quando a requisição não consegue acessar o banco de dados.

Estes são os problemas mais comuns que uma hospedagem convencional pode ter, a gerenciada monitora para que esse e outros problemas não aconteçam. Caso venham a acontecer, a própria empresa soluciona ou mostra para a contratante onde está a falha.

Performance

Já que a hospedagem é gerenciada, por que não mostrar os gargalos de velocidade? Por meio de uma boa hospedagem, boa parte dos problemas de performance podem ser solucionados.

Os principais vilões da performance em uma hospedagem são:

  • Limitações de HD, memória e processador;
  • Programação não otimizada;
  • Número de requisições maior do que o esperado;
  • Imagens pesadas;
  • Cache desabilitado;
  • Não utilização de CDN.

Tendo em mente esses problemas, certamente sua hospedagem vai ajudar na sua performance e consequentemente no seu ranqueamento no Google.

Comodidade e assistência

Mesmo que não sejam muitas empresas de hospedagem gerenciada que ofereçam um serviço tão completo, é exatamente isso que a maioria dos clientes buscam.

Uma empresa que tem um serviço de hosting focado em comodidade e assistência deve oferecer o mínimo de tranquilidade aos clientes. Atualizar o tema e os plugins do site e acompanhar se novas instalações vão influenciar na estabilidade da hospedagem, é o mínimo a se fazer.

Caso o cliente realmente desejar uma nova implementação ou mudança no site, a empresa deve estar pronta para atendê-lo. Seja acompanhando o processo de mudança ou oferecendo serviços de suporte e manutenção que atendam o cliente no mesmo lugar.

Espero que tenham gostado do texto e que ele te ajude na hora de escolher sua empresa de hospedagem gerenciada. Não se esqueça de compartilhar e curtir a Apiki nas redes sociais.

Se você gostou desse artigo sobre Infra para WordPress, provavelmente vai gostar de:
Mais posts como este